Confira 4 conteúdos de física mais frequentes no ENEM para fazer a revisão a algumas semanas antes das provas e chegar preparado.

Faltam menos de dois meses para o ENEM 2019 e essa é uma boa hora para você começar a revisar os conteúdos estudados durante o ano. Hoje, separamos 4 conteúdos de física, que são frequentes no maior vestibular do Brasil e que têm grandes chances de reaparecer nesse ano. A melhor forma para fazer uma revisão é você pegar suas anotações antigas e ir relembrando o que foi aprendido em sala de aula. E, ah, o mais importante: procure exercícios sobre esses conteúdos e treine! É só assim que o conteúdo é fixado na memória. Vamos lá?

1. Eletrodinâmica

Eletrodinâmica aparece em, praticamente, todos os anos do ENEM. Ela cobra Representação de circuito elétrico, seja série, seja paralelo. Também Cálculos de potência e Resistor equivalente.

2. Energia

Energia em Física ENEM

Outro conteúdo que aparece em todos os exames é a Energia. Porém, “Energia” por si só pode ser muito ampla. Então, é bom estudar desde Energia Mecânica, Sistema Conservativo e não Conservativo, Trabalho de uma Força, Energia em Termo, em Quantidade de Calor Sensível, em Calor Latente, Sistema Isolado Termicamente, Trocas de Calor e até mesmo em Eletricidade (Potência Dissipada de um Monitor ou Potência Total de um Circuito).

3. Óptica/Ondulatória

Óptica e Ondulatória também sempre deixa sua marca no ENEM. Na prova, trata-se principalmente da explicação dos fenômenos desse conteúdo. Das últimas vezes em que esse conteúdo foi cobrado foi exatamente isso que o exame pedia.

4. Mecânica

Mecânica é o tema de Física que mais caiu no Enem entre 2009 e 2016. Nesse período, mais de 30% de todas as questões de Física do Enem abordaram esse assunto. É bom saber sobre Cinemática (estudo dos movimentos sem preocupação com as causas. Portanto horários da posição, gráficos de velocidade e tempo, ultrapassagens, aceleração, velocidades médias, etc.), Dinâmica (estudo do movimento que leva em conta as causas, Leis de Newton, Gravitação Universal, Energia Mecânica) e Estática (estudo dos corpos em situações de equilíbrio e hidrostática, que é o estudo dos fluidos em repouso).