Confira 7 conteúdos de biologia mais frequentes no ENEM para fazer a revisão a algumas semanas antes das provas e chegar preparado.

Faltam menos de dois meses para o ENEM 2019 e essa é uma boa hora para você começar a revisar os conteúdos estudados durante o ano. Hoje, separamos 7 conteúdos de biologia que são frequentes no maior vestibular do Brasil e que têm grandes chances de reaparecer nesse ano. A melhor forma para fazer uma revisão é você pegar suas anotações antigas e ir relembrando o que foi aprendido em sala de aula. E, ah, o mais importante: procure exercícios sobre esses conteúdos e treine! É só assim que o conteúdo é fixado na memória. Vamos lá?

1. Ser humano e meio ambiente

Cada vez mais comum na sociedade, o debate sobre o impacto da humanidade no meio ambiente também tem aparecido nos vestibulares. Afinal de contas, todos estamos, constantemente, contaminando oceanos, o ar, o solo e por aí vai. É importante que você esteja por dentro de assuntos como aquecimento global e suas consequências, formas de tratamento para melhorar o meio ambiente, reciclagem, agropecuária e decomposição.

2. Citologia

citologia é a parte da biologia que estuda as células, as menores unidades estruturais que compõem os seres vivos. É importante que você saiba os tipos de célula, as suas partes e as funções.

3. Ecologia

Pode apostar que 2019 será mais um ano em que Ecologia cairá no ENEM. Essa é a ciência que estuda as relações de todos os seres vivos entre si e destes com o meio que estão inseridos. É importante que você saiba populações, biomas, cadeia alimentar, ecossistema, biosfera, nichos, habitats, etc.

4. Histologia e Fisiologia

A fisiologia aborda as funções e como funcionam os sistemas do corpo humano. Também é comum que seja cobrado a parte da reprodução humana, gestação e dos métodos contraceptivos nessa parte.

5. Biotecnologia

Biotecnologia é a tecnologia baseada na biologia, isto é, a utilização de processos biológicos que possam ser aplicados para a melhoria das condições de vida, da agricultura e da indústria, por exemplo.

6. Reino Animal

Reino Animal também é um tema bastante encontrado nos principais vestibulares do Brasil. É bom que você esteja por dentro, principalmente, da classificação dos animais, formação dos tecidos, folhetos embrionários, celoma, presença de vértebras, etc.

7. Genética

A genética é um dos assuntos mais temidos pelos estudantes de cursinho Brasil afora. Mas, pode confiar, depois que você pega o jeito fica tudo bem tranquilo. E, ah, sempre cai no ENEM pela sua importância na vida de todos. Aqui se explica a causa de muitas doenças e a cura delas. Lei de Mendel síntese proteica e bases nitrogenadas são alguns dos temas que mais são encontrados.