Confira 5 assuntos de biologia para revisar antes do ENEM 2018, de acordo com o que mais caiu na prova nos últimos anos.

Aproximadamente 15 questões do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018, que acontece neste domingo (11), serão de biologia. Para a prova, o MEC disponibilizou 30 minutos a mais para os candidatos, já que as perguntas de Ciências de Natureza (química, física e biologia) e Matemática exigem mais tempo e cálculos para serem resolvidas.

Portanto, é importante dedicar uma parte de seus dias para revisar alguns assuntos de biologia. Separamos os 5 que caem com mais frequência no ENEM e que merecer ser revistos. Confira:

Ecologia

Cerca de 35% da prova de biologia é de ecologia, que se desdobra em alguns temas como: sustentabilidade, preservação ambiental, uso de defensivos agrícolas, efeito estufa, chuva ácida, introdução de espécies exóticas, eutrofização, mau uso dos lixões, aterros sanitários, biomas nacionais e aquecimento global.

Citologia

A citologia, área que estuda a morfologia, as funções, os componentes e o desenvolvimento das células vem caindo no ENEM constantemente. Entre os temas cobrados já apareceram as organelas celulares, em especial as mitocôndrias, meiose e mitose, osmose, cromossomo

Genética

Em genética, o tema mais cobrado pelo ENEM vem sendo a biotecnologia. Dentro dela, é interessante dar uma revisada final em transgênicos e nos organismos geneticamente modificados (OGM). Também é bom ver Lei de Mendel, DNA e sua estrutura, genes, síntese protéica, bases nitrogenadas, CRISPR/Cas9,

Fisiologia

A fisiologia humana vem aparecendo com boa frequência na prova do ENEM e seu tema que se destaca é o sistema imunológico, principalmente sobre vacinas. Mas também é bom revisar os sistemas digestório, circulatório e nervoso. Nesse último, vale a pena ficar por dentro do zika vírus. Por fim, anticoncepcionais podem aparecer, assim como efeitos de substâncias como álcool e café no corpo humano.

Evolução

Por toda importância da evolução na vida de todos, ela está entre os assuntos mais recorrentes em biologia no ENEM. Os temas mais cobrados dentro dela são Seleção Natural e Teorias Evolutivas. Em seleção natural, é importante revisar os conceitos de Charles Darwin e sua aplicação em exemplos. Não se esqueça de ver também: neodarwinismo, especiação e hipótese endossimbiótica.

Se sobrar um tempo…

Outros assuntos que não estão no nosso top-5, mas também merecem atenção se você tiver um tempinho são relativos ao Reino Animal e à parasitologia. Eles estão na 6ª e na 7ª posição dos que mais caem no ENEM. Bons estudos e boa prova!