Inep divulgou o calendário completo do ENEM 2019 e as provas estão mantidas em dois domingos seguidos. Edital sai em março!

Foi divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o cronograma completo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019). O primeiro dia de aplicação das provas será no dia 3 de novembro e o segundo, uma semana depois, no dia 10. É preciso ter atenção pois só serão disponibilizados 11 dias para a inscrição. O Ministério da Educação (MEC) ainda confirmou que o edital completo deve sair em março. O ENEM dá vaga nas principais universidades do país, pelo Sisu, Fies, Prouni e direto com as melhores faculdades privadas.

Pelo 3º ano consecutivo, o ENEM terá exames em dois domingos seguidos e não mais em um sábado e um domingo, como antes ocorria. A decisão foi tomada pelo Inep após consulta pública, juntamente com o Ministério da Educação (MEC). Vale ressaltar que neste ano, o candidato só terá 11 dias para a inscrição, entre 6 e 17 de maio. Já para aqueles que vão pedir a isenção da taxa, nos 10 primeiros dias do mês de abril serão aceitas a solicitação. O prazo também é igual para quem quer justificar a ausência do ENEM 2018 (1º a 10 de abril).

O ENEM é o principal vestibular do país e ocorre há mais de 20 anos. Ele é utilizado como forma de entrada em faculdades privadas, federais e até estaduais de todo o Brasil. O principal método utilizado pelos alunos é via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que dá vaga nas federais. Também é possível conseguir descontos, através do Fies, ou bolsas pelo ProUni e até mesmo com as faculdades, diretamente.

Confira o calendário completo do ENEM 2019:

  • março – divulgação do edital
  • 1º a 10 de abril – solicitação de isenção da taxa de inscrição/ justificativa de ausência no ENEM 2018
  • 6 a 17 de maio – inscrições para todo o Brasil
  • 3 de novembro – 1º dia de prova
  • 10 de novembro – 2º dia de prova