Além dos livros e simulados, existem outras formas dinâmicas de estudar para o ENEM. Uma boa ideia é assistir documentários sobre assuntos que geralmente caem no exame.

Dessa forma, você aumentará sua bagagem de conhecimentos a respeito de fatos marcantes e ainda poderá conferir depoimentos acerca de temas relevantes para a sociedade.

Pensando nisso, separamos 7 títulos imperdíveis para você acrescentar à sua rotina de estudos. Ficou interessado para descobrir mais? Confira.

1 – Brasil, uma história inconveniente

Produzido pela BBC, esse documentário apresenta uma série de informações sobre a escravidão dos negros no Brasil. Entre os dados mais relevantes, você irá conferir o porquê de o País ter sido o último a abolir esse sistema e como o número de escravos cresceu tanto a ponto de representar metade da população.

2 – Food Inc

A produção revela um tema contemporâneo polêmico: como a indústria alimentícia se desenvolve e qual o caminho que as comidas percorrem até chegar na mesa do consumidor.

O documentário traz detalhes da cadeia de produção alimentar norte-americana, apresentando informações chocantes sobre fiscalização, maus tratos a animais e como a industrialização gera males à saúde dos consumidores.

3 – Auschwitz

Um dos temas mais sombrios da História, o Holocausto também é um tema importante para compreender o nazismo. Neste famoso documentário, você encontrará entrevistas realizadas tanto com sobreviventes quanto soldados, além de informações chocantes sobre a crueldade exercida nos campos de concentração.

4 – Imagens do Estado Novo

Essa produção se destaca por conter uma grande quantidade de imagens e dados dessa época política no Brasil. Getúlio Vargas, a ascensão da classe operária, a instalação de indústrias de base e outros temas relevantes são tratados em mais de três horas de duração do filme.

5 – O dia que durou 21 anos

Você sabe de quais maneiras os Estados Unidos participaram do golpe militar que tirou João Goulart do poder? A partir de uma linguagem simples e um extenso catálogo de imagens e informações, o documentário responde essa questão e ainda apresenta o contexto social brasileiro e mundial dos anos 60.

6 – Obsolescência Programada

Esse documentário aborda como o capitalismo incentivou indústrias a diminuírem a duração de vida de seus produtos a fim de aumentarem o lucro. Dessa forma, a produção de lixo atualmente é massiva e causa uma série de danos à sociedade.

7 – Hiroshima

Nessa obra, o bombardeio nuclear que destruiu a cidade de Hiroshima em 1945 é retratado do ponto de vista dos sobreviventes, que incluíam cidadãos, soldados e prisioneiros norte-americanos.

Além de filmes e arquivos antigos, também são apresentadas simulações especiais que abordam as consequências do ataque e como foi sua repercussão no Japão.

Ao assistir aos documentários que indicamos nessa lista, você verá como será mais interessante e até mesmo mais produtivo estudar para o ENEM utilizando recursos audiovisuais.

Agora, conte nos comentários: você já assistiu a algum desses filmes? Responda abaixo e não esqueça de compartilhar esse post nas suas redes sociais!