Você quer estudar para o ENEM, mas com tantas matérias e conteúdos não sabe por onde começar? Saiba que planejando tudo com antecedência e organização, é possível fazer os estudos renderem mais e ter tempo de estudar tudo.

Confira abaixo cinco dicas interessantes para fazer os estudos renderem mais e já comece a colocar em prática para aumentar ainda mais as suas chances de ir bem no exame!

Escolha um local para estudar

Antes de mais nada, você precisa encontrar um cantinho confortável, bem iluminado e silencioso para estudar todos os dias, pois isso vai te ajudar bastante no foco e concentração.

Converse com quem mora com você e peça que respeitem seus horários de estudo e não o interrompam. Mantenha esse local sempre arrumado e deixe o celular longe dele enquanto estiver estudando, para evitar as distrações.

Planeje o que você vai estudar com antecedência

Nada de deixar para decidir as matérias e tópicos que você vai estudar no dia, isso pode te fazer perder muito tempo! Ao invés disso, consulte os materiais e faça um planejamento mensal ou semanal (como preferir) com os tópicos que você deve estudar a cada dia.

Para saber o que estudar você pode consultar o edital do ENEM e os seus materiais didáticos do ensino do médio. Assim, você garante que não vai deixar nenhum tema de fora e ainda economiza bastante tempo.

Caso algumas matérias acumulem, não deixe de se organizar e refazer o planejamento contando com esses imprevistos, hein?!

Crie um checklist de estudos

Essa é uma ótima dica, afinal, quem não adora riscar os itens concluídos de um checklist? Defina os temas a serem estudados no dia e dentro de cada tema, crie um checklist com tudo o que você precisa fazer para concluir o estudo deste tópico, como: assistir a videoaula, fazer um resumo ou fichamento, fazer exercícios etc.

Tire as dúvidas com seus professores

Se você ainda está cursando o ensino médio ou fazendo cursinho, não perca a chance de tirar as possíveis dúvidas que surjam durante os estudos com seus professores. Quando alguma matéria está difícil de entrar na sua cabeça, converse com eles e veja se eles podem te explicar o tema de outro jeito.

É melhor você perder a vergonha e tirar suas dúvidas, para não atrapalhar o andamento dos seus estudos com algo que ficou mal resolvido para você.

Descubra o seu jeito de estudar

Cada pessoa é diferente da outra e na maneira de estudar e aprender isso não é diferente. Existem estudantes que têm mais facilidade de fixar o conteúdo quando o reescrevem, enquanto outros preferem assistir videoaulas. Há também os que se adaptem melhor com podcasts e os que gostam de fazer exercícios.

Mesclar todos as formas de estudo é importante, mas você pode separar mais tempo para as que funcionam melhor para você.

Agora, aproveite essas dicas de como fazer os estudos renderem mais, faça o download das provas da última edição do ENEM e acrescente-as em seu plano de estudos!