Se você precisa de dicas para saber o que estudar para o ENEM 2018, veio ao lugar certo!

No post de hoje, vamos apresentar um panorama geral desse exame, que entra em sua 20° edição em 2018. Confira!

Como é a prova do ENEM?

Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é dividido em dois dias. Em 2018, acontecerá em 4 e 11 de novembro.

As provas apresentam conteúdo baseado na grade curricular das disciplinas do ensino médio e trabalham divididas por áreas do conhecimento:

Ciências Humanas – História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Linguagens – Português, Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação

Ciências da Natureza- Física, Química e Biologia

Matemática – Matemática

Redação

Ao todo, são 180 questões de múltipla escolha (A, B, C, D ou E), sendo divididas da seguinte maneira:

Dia 1

  • 45 questões de Ciências Humanas
  • 45 questões de Linguagens e Códigos
  • Redação

Dia 2:

  • 45 questões de Matemática
  • 45 questões de Ciências da Natureza

No dia da redação, o candidato tem 5 horas e 30 minutos para concluir a prova. Na prova de exatas, o tempo diminui para 5 horas.

Para responder o questionário, o estudante recebe um cartão de respostas, que contém apenas os números das questões e as letras das alternativas. Esse documento não pode ser rasurado e deve ser preenchido com caneta preta.

O que estudar?

Existe um currículo base para as provas do ENEM, e – apesar desse conteúdo não necessariamente cair na íntegra no exame – é indicado que ele faça parte do seu roteiro de estudos. Veja:

Português e Linguagem: gramática; funções de linguagem; interpretação de texto; semântica; morfologia; norma culta e coloquial; gêneros textuais.

Literatura: movimentos literários (barroco, modernismo, quinhentismo etc), figuras de linguagem, obras literárias brasileiras, poesias concretas.

Artes: Renascimento, Cubismo, Artes Marciais, movimentos culturais e artísticos.

História: Revolução Industrial; Idade Média e moderna; Liberalismo; Primeira e Segunda Guerra Mundial; Nazismo e Fascismo; conflitos pós-Guerra Fria

História do Brasil: Brasil Colônia; República; Era Vargas; Era populista; Escravidão; Ditadura Militar.

Geografia: Planos e blocos econômicos; geopolítica mundial; Agricultura brasileira; Contrastes sociais; Desenvolvimento humano e social; Migrações; Impactos no Meio Ambiente.

Filosofia/ Sociologia: Iluminismo; consequências da globalização; Existencialismo; Contratualismo; Marxismo; Cultura de massa; relações de trabalho; Movimentos sociais; pensadores da Grécia antiga;

Física: Leis de Newton, Princípios de Pascal, noção de força centrípeta e sua quantificação; hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes; empuxo.

Química: estequiometria; unidades de concentração; pH e pOH; radioatividade; cadeias carbônicas; eletroquímica; soluções; oxidação.

Biologia: problemas ambientais; ecologia e sustentabilidade; imunização; evolução; ciclos do carbono, nitrogênio e água; genética e mutações; citologia.

Matemática: operações com frações; análise combinatória; porcentagem; matemática básica; análise de gráficos; análise de tabelas; estatística básica; progressões (PA e PG); plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

Realmente, já deu para perceber que você tem bastante conteúdo para estudar, não é mesmo? Uma boa dica para se preparar para o ENEM é fazer as provas das edições antigas. Faça o download gratuito da prova e do gabarito do ENEM 2017.