A partir desta segunda-feira, 06/05, estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos devem se inscrever até o dia 17 de maio, quando se encerra o período de cadastro, através do site oficial da prova.  A taxa de inscrição este ano é de R$85, devendo ser paga em agências bancárias, casas lotéricas e correios entre os dias 6 e 23 de maio.

Na página de cadastro, é preciso informar número de RG e CPF para obter uma senha, usada para acessar o cartão de confirmação da inscrição na prova e, posteriormente, os resultados. O INEP, organizador do exame, enviará comunicados ao candidato por celular e e-mail, portanto, também é obrigatório o preenchimento destas informações.

+ O que fazer na véspera do ENEM?

Alterações no cadastro, como atualizar endereços de contato, troca de município de prova, opção de língua estrangeira e atendimento especializado (para pessoas com deficiência ou lactantes) poderão ser feitas até a data limite das inscrições, 17 de maio.

Um período específico, que atenderá entre os dias 20 e 24 de maio, será destinado para solicitação dos participantes transexuais que preferirem receber atendimento pelo nome social e não pelo registro civil.

Com a inscrição concluída, o candidato deverá aguardar por seu cartão de confirmação, que deverá ser disponibilizado em outubro. Nele, haverão todas as informações necessárias para realizar as provas: número de inscrição; data, hora e local das provas; dados sobre atendimento especializado (se solicitado); e opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Em 2019, os exames ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia será aplicada a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, que terá duração de 6 horas. No segundo domingo rola a avaliação de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com 5 horas e 30 minutos de duração.

CRONOGRAMA DO ENEM 2019:

  • 1º a 10 de abril – solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no ENEM 2018
  • 6 a 17 de maio – inscrições para todo o Brasil
  • 23 de maio – final do prazo para pagamento da inscrição
  • outubro – divulgação do cartão de confirmação, com os locais de prova
  • 3 de novembro – 1º dia de prova
  • 10 de novembro – 2º dia de prova
  • 13 de novembro – divulgação do gabarito oficial
  • janeiro de 2020 – resultados
  • março de 2020 – resultados dos treineiros

Para realizar seu cadastro sem problemas, confira nosso passo a passo para inscrever-se no ENEM 2019.