Depois de anunciar mudanças na diagramação da prova do ENEM e causar rumores de que a folha de rascunho com linhas para a redação seria extinguida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu que tanto o rascunho quanto o espaço suficiente para os cálculos matemáticos serão mantidos. Os vestibulandos comemoraram nas redes sociais.

Anúncio gerou polêmica

Na segunda-feira passada (11), o Inep anunciou que o ENEM 2019 teria uma nova diagramação, visando diminuir os custos com folhas e impressão. Imediatamente, estudantes reagiram nas redes sociais, pois perceberam que a folha de rascunho para a redação, que contém linhas, estava ameaçada. Veja o que o vestibulando Leonardo disse:

No entanto, 4 dias após o anúncio, o Inep veio a público para tranquilizar os estudantes:

“Não há motivos para preocupações. O rascunho da redação, como já de costume, terá linhas. Ele ficará ao final do Caderno de Questões entregue no primeiro dia de prova.”

A autarquia acrescentou que uma das novidades sobre o Enem 2019 está no segundo dia do exame, em que não haverá mais uma folha de rascunho avulsa para cálculos matemáticos. “Esse espaço, entretanto, estará disponível na última página do caderno de questões”, garantiu.

Economia de papel no ENEM

Além da mudança na diagramação, o Inep anunciou outras mudanças no Enem. Os dados biométricos dos estudantes passarão a ser coletados com uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de 3 mil vezes. Até o ano passado, a coleta da digital era feita com uma lâmina de grafite, individual. Além disso, o treinamento dos colaboradores do exame será feito, a maior parte, a distância. Com todas as medidas, o Inep pretende economizar em torno de 42 milhões de reais só em 2019. Na conta entram a diminuição dos gastos com o Prova Brasil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Confira o calendário completo do ENEM 2019:

  • março – divulgação do edital
  • 1º a 10 de abril – solicitação de isenção da taxa de inscrição/ justificativa de ausência no ENEM 2018
  • 6 a 17 de maio – inscrições para todo o Brasil
  • 3 de novembro – 1º dia de prova
  • 10 de novembro – 2º dia de prova