Quer saber como a nota do ENEM é calculada?

Então, confira este artigo que preparamos para ajudá-lo a entender como funciona a avaliação e os cálculos desse exame que pode abrir muitas portas para sua vida acadêmica.

Entenda o sistema de correção do ENEM

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item), mas caso ainda não saiba, esse é o sistema utilizado para calcular as notas dos candidatos que realizaram a prova do ENEM.

Esse sistema é diferente das metodologias de correção aplicadas pelos vestibulares tradicionais.

O sistema TRI atribui uma pontuação diferente para cada questão da prova do ENEM, de acordo com o volume de acertos em um pré-teste, realizado pelo MEC, onde participam estudantes de escolas de todo o país. Neste pré-teste, milhares de questões são aplicadas. Posteriormente, elas farão parte do banco de dados do MEC, de onde 180 questões são escolhidas para fazer parte do ENEM.

Se muitos alunos erraram determinada questão do pré-teste, o sistema TRI supõe que essa é uma questão mais difícil e, assim, atribui uma maior pontuação a ela. Por isso, é impossível que o próprio candidato calcule a sua nota com base apenas em seu número de acertos.

Também é normal obter uma nota do ENEM diferente de seus amigos, mesmo quando o número de acertos foi igual.

O TRI pode descobrir se o participante chutou a resposta

O sistema TRI é capaz de identificar quando um participante acertou a questão com um “chute”. Isso é feito por meio do padrão de acertos do candidato.

Ou seja, quando o sistema percebe que a pessoa errou muitas questões consideradas fáceis, mas acertou uma pergunta identificada como difícil, provavelmente ela “chutou” essa resposta. Nesse caso, a pontuação da questão pode cair.

Como é a correção da redação do ENEM

A redação é corrigida por dois especialistas, que atribuem notas de 0 a 200 para cada um dos cinco itens a serem avaliados.

Se houver diferença maior que 100 pontos entre as notas dos especialistas ou se houver diferença maior de 80 pontos em algum dos itens avaliados, a redação deverá ser corrigida pela terceira vez, por outro especialista. Se, ainda assim, houver discrepâncias, a redação será corrigida por uma nova banca de três avaliadores.

Saiba como a nota do ENEM é lançada

Assim como as provas, a nota do ENEM é separada por quatro áreas de conhecimento, além da redação. São elas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

A nota máxima de cada área de conhecimento e também da redação é 1.000, e a média do ENEM de cada participante é obtida pela média de todas as notas.

Agora que você já entendeu como a nota do ENEM é calculada, aproveite para ler nosso post que mostra as regras do ENEM.