Você ainda não sabe o que fazer com a nota do ENEM? O primeiro passo para aproveitar sua nota ao máximo é conhecer tudo o que pode ser feito com ela. Assim, você poderá escolher as opções que mais se encaixem aos seus objetivos.

Neste artigo, vamos mostrar todas as oportunidades que você pode tentar com a nota final do exame. Confira!

Entrar em uma Universidade Pública por meio do Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tem suas vagas abertas duas vezes ao ano, para alunos que realizaram o ENEM no ano anterior. As vagas ofertadas no sistema são para diversas Universidades Públicas do país. A escolha é feita com base nas notas do ENEM.

A inscrição no Sisu é gratuita e deve ser feita pela internet. São aceitos estudantes que fizeram a prova do ENEM no ano anterior e conseguiram uma nota maior que zero na redação do exame.

Entrar em um curso técnico com o SisuTec

O SisuTec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) funciona da mesma forma que o Sisu, mas oferta vagas em cursos técnicos de diversas instituições públicas de ensino do país. A inscrição também é gratuita e pode ser feita pela internet.

Conseguir uma bolsa de estudo com o Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudo de 50% ou 100% em Instituições privadas, para estudantes de baixa renda. A seleção dos candidatos é feita por meio das notas do ENEM. Além disso, o candidato deve comprovar sua renda familiar, de acordo com as diretrizes do programa. As inscrições são gratuitas e costumam ser disponibilizadas nos meses de janeiro e junho.

Financiar o Curso superior com o FIES

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um financiamento com juros reduzidos, promovido pelo Governo Federal. Seu objetivo é auxiliar estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades do curso superior em instituições particulares de ensino.

O candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta de até 2,5 salários mínimos por pessoa, além de prestar o ENEM, não zerar na redação e alcançar nota mínima de 450 pontos. O financiamento pode ser feito sobre o valor integral ou parcial da graduação, dependendo da avaliação.

Conseguir uma bolsa de estudo em uma Universidade Particular

Diversas Instituições de Ensino particulares aceitam a nota do ENEM no lugar do vestibular. Muitas delas oferecem até bolsas de estudo, dependendo do desempenho do estudante na prova do ENEM. Mais um motivo para você se dedicar bastante aos estudos!

Conseguir uma vaga em uma Universidade em Portugal

Cerca de 27 universidades portuguesas oferecem vagas a estudantes que fizeram a prova do ENEM. Neste caso, eles utilizam o exame em substituição ao vestibular, avaliando o candidato por meio do seu desempenho no ENEM.

Agora que você já sabe o que fazer com a nota do ENEM, deve ficar de olho em todas as novidades sobre o exame. Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as novidades sobre o Exame Nacional do Ensino Médio 2018.