Para mandar bem no ENEM, não basta mergulhar em uma rotina intensa de estudos, conhecer as matérias e revisar o conteúdo.

Claro que tudo isso é muito importante, mas a rotina antes do exame também pode fazer a diferença.

Para esclarecer esse assunto, separamos 5 dicas para melhorar o seu desempenho na prova. Ficou curioso? Continue a leitura!

1. Controle a ansiedade

Essa sugestão pode soar bastante difícil, mas acredite: é possível diminuir os níveis de ansiedade durante sua rotina de estudos!

A maneira como isso acontece varia de pessoa para pessoa, pois existe uma grande gama de atividades que diminuem o estresse e proporcionam uma sensação de bem-estar. Além dos esportes, a meditação está entre as práticas mais eficientes.

Ao contrário do que muita gente pensa, essa técnica não está necessariamente ligada ao misticismo, mas sim a uma concentração na respiração.

Faça o teste: por alguns minutos, coloque o foco na maneira que você inspira e expira. Feche os olhos e tente não devanear ou se envolver nas preocupações da sua rotina. Respire usando o diafragma, ou seja, o abdômen, e deixe seu corpo sentir o ar lentamente.

Ao final desse período, você estará menos ansioso e com uma clareza mental muito maior.

2. Faça um planejamento de estudos

Também precisamos destacar que uma ótima maneira de reduzir a ansiedade e mandar bem no ENEM é montar um bom planejamento de estudos.

Certamente, ele funcionará como um norte durante a sua semana, ajudando a administrar melhor o seu tempo e a não negligenciar nenhum conteúdo importante.

Além disso, o planejamento também deixará a sua rotina mais visual. Você poderá fazer anotações e post-its das metas atingidas, destacar pontos que precisam ser melhorados e recordar constantemente daquilo que da sua atenção durante a semana.

3. Treine usando as provas antigas

Os simulados sempre foram uma excelente forma de avaliar o desempenho de vestibulandos, não somente quanto aos conhecimentos técnicos, mas também como uma forma de treinar a mente para passar muitas horas concentrada e emocionalmente estável.

4. Leia notícias

Cuidado para não se concentrar apenas nos livros e deixar de ler e assistir notícias do jornal e da televisão. Geralmente, a equipe técnica do ENEM aproveita os principais temas da atualidade – tanto nacionais quanto internacionais – para abordar a redação e questões relacionadas à Geografia e História.

O mais indicado é reservar diariamente alguns minutos para ler as principais notícias, analisando mais de uma fonte e até mesmo comparando as versões apresentadas por cada mídia, a fim de compreender melhor o assunto e desenvolver uma visão crítica.

5. Treine para a redação

Na sua rotina de estudos, periodicamente invista na prática da redação. Essa etapa do exame tem um peso considerável e pode te ajudar muito na contagem final da sua pontuação.

Treine com os temas das edições anteriores, leia redações que se destacaram entre os vestibulandos e não se esqueça de afiar bem o seu português. Coerência, coesão e argumentação são outros pontos essenciais para um texto claro, bem como uma visão crítica e construtiva também.

Quer mais uma dica de sucesso? Confira o nosso artigo “O que estudar para o ENEM 2018?“.