Se você está se preparando para o ENEM e ainda não sabe como organizar sua rotina de estudos, dê bastante atenção ao nosso post de hoje.

Estudar para um exame tão disputado como o ENEM não é fácil. Mas, com organização, dedicação e planejamento, é possível criar uma rotina de estudos que facilite a assimilação de conteúdos e aumente suas chances de conseguir uma vaga ou uma bolsa universitária com a nota do ENEM.

Para dar uma mãozinha, listamos abaixo algumas práticas importantes para você organizar sua rotina de estudos. Confira!

Defina o número de horas de estudos por dia e semana

Antes de mais nada você precisa definir quais são seus objetivos de estudo, avaliar seu calendário e criar um planejamento, levando em consideração as matérias que você tem maior e menor dificuldade.

Determine quantas horas por semana e por dia você terá para se dedicar aos estudos e divida-as entre todas as matérias.

O ideal é separar uma média de 1 hora e meia para estudar cada matéria. Você pode dedicar mais tempo para estudar os conteúdos que tem mais dificuldade, tentando não ultrapassar o limite de 3 horas, para não prejudicar a assimilação do conteúdo.

Defina a hora de começar e parar de estudar

Ter bem definidas as horas de começar e parar de estudar é importante para que seu cérebro se acostume com a rotina de estudos. Além disso, é preciso separar um tempo de descanso e lazer, que também são fundamentais para seu bom rendimento.

Por isso, analise a sua rotina atual, seus afazeres e horários, e escolha a hora ideal para começar e parar de estudar todos os dias. Lembre-se de levar isso como um compromisso.

Separe um tempo para descansar

Muitos estudantes têm a falsa ideia de que devem dedicar todo o seu tempo livre aos estudos, sem aplicar pausas significativas e ocupando, inclusive, suas horas de descanso e sono. Porém, isso é algo prejudicial, tanto para sua saúde quanto para seus estudos.

Sendo assim, faça pausas de 10 a 20 minutos nos intervalos entre cada matéria estudada e não abra mão de suas 8 horas de sono diárias. Elas são importantes para que sua mente esteja descansada, saudável e pronta para aprender cada vez mais.

Coloque todas as informações em uma planilha

De nada adianta criar um plano de estudos elaborado e deixá-lo apenas em sua cabeça. Tê-lo sempre à mão o ajuda a visualizar a sua semana e, assim, não se perder no meio do caminho.

A dica aqui é que você crie uma planilha com todos os seus afazeres do dia, não sendo apenas as matérias que você precisa estudar para o ENEM. Deixe tudo bem detalhado, como por exemplo: o horário de comer, tomar banho, dormir, ler o conteúdo de uma matéria, assistir vídeo aulas, fazer exercícios, pausas para descanso e lazer.

Você pode montar o cronograma em uma planilha do Excel e imprimi-la para poder tê-la sempre à mão e não deixar nenhum item passar batido.

Curtiu essas dicas sobre rotina de estudos e quer receber em seu e-mail todas as nossas publicações que podem te ajudar a se preparar para o ENEM? Assine a nossa newsletter!