Seja por falta de tempo ou porque o orçamento está curto, muitos estudantes acabam optando por estudar para o ENEM em casa, sem cursinho.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você possa otimizar os seus estudos e mandar bem no ENEM. Continue a leitura!

Crie uma rotina com metas

Um dos maiores desafios para quem decide estudar em casa é manter a organização e o comprometimento com os estudos. Para não cair na armadilha de sempre deixar estudos para outra hora, é preciso criar um cronograma e definir metas.

Coloque os conteúdos que você precisa estudar para o ENEM 2018 em uma planilha e separe as matérias por dias da semana. Por exemplo: você pode estudar matemáticas às segundas, Linguagens às terças e assim por diante.

Mantenha a disciplina e encare as horas de estudo como um compromisso, com horário para começar e terminar. Não esqueça de reservar um tempinho para ler jornais e revistas, visitar museus e assistir filmes que complementem o seu aprendizado.

Você também não pode esquecer de separar algumas horas da sua semana para o descanso e a vida social. Afinal, sua mente precisa estar bem para assimilar todas essas matérias.

Treine com as provas antigas

Ano a ano, o ENEM tem apresentado algumas mudanças, mas a estrutura e o perfil da prova ainda seguem um padrão bastante característico. Por isso, utilizar as provas das edições passadas é uma excelente ideia para estudar em casa.

Assim, você poderá treinar a interpretação dos enunciados e aprender mais sobre o conteúdo que costuma cair no ENEM. Uma boa dica é tentar fazer a prova dentro do tempo estipulado pelo ENEM e, posteriormente, corrigir e revisar todos os exercícios com calma.

Assista Videoaulas

Não se prenda apenas aos livros e cadernos. Existem formas mais dinâmicas de aprender, mesmo para quem estuda em casa.

As videoaulas, por exemplo, podem ser uma maneira muito boa de estudar: você só precisa de um computador, acesso à internet e muito empenho em aprender. Existem diversas videoaulas gratuitas on-line, ministradas por excelentes professores, que transmitem conteúdos relacionados ao ENEM.

Cuidado com as suas fontes

A internet é uma grande aliada dos estudos. Além das videoaulas, você poderá encontrar muitas dicas, artigos, apostilas, e-books e fóruns sobre as matérias que precisa estudar. Por outro lado, é preciso ter cuidado com os tipos de sites nos quais você busca informação.

Infelizmente, muitas pessoas mal-intencionadas lançam notícias e conteúdos falsos na rede. Nesse caso, a dica é: verifique a procedência dos sites que você anda utilizando para estudar e pesquise seu material de estudo em mais de uma fonte.

Não esqueça de praticar redação

Reserve, dentro da sua rotina de estudos, algumas horas para treinar sua escrita. Procure fazer, pelo menos, uma redação por semana. Assim, você poderá pontuar os detalhes que ainda precisa desenvolver para fazer sua redação do ENEM.

Uma boa dica é fazer redações com base nos temas das edições antigas. Certamente, esses temas não cairão neste ano, mas essa prática proporciona uma visão mais realista sobre a estrutura da redação do ENEM.

Agora que você já sabe como estudar para o ENEM em casa, é hora de colocar a mão na massa. Aproveite para ler o nosso artigo com tudo que você precisa estudar para o ENEM.