Encontrar um ambiente ideal para estudar para o ENEM não é tão fácil, principalmente para quem não tem muito espaço disponível em casa. Porém, com um pouquinho de atenção e dedicação, é possível transformar qualquer cantinho em um ambiente ideal para estudar.

Veja abaixo algumas dicas que preparamos para você escolher e montar o seu local de estudos perfeito!

Busque um lugar calmo e silencioso

Encontrar um lugar calmo e silencioso é a parte mais importante para conseguir estudar com eficiência. A concentração na hora dos estudos é fundamental e se você estiver em um ambiente com muitas pessoas falando ao seu redor, vendo televisão ou estudando música, fica um pouco difícil focar nas matérias.

Se na sua casa a movimentação for intensa, tente adaptar seus horários de estudo para os momentos em que o ambiente estiver mais tranquilo ou então considere bibliotecas e outros locais públicos, porém silenciosos para estudar.

Atenção à iluminação

Se o espaço que você escolher tiver uma janela que garanta uma iluminação natural, dê preferência a ela sempre que puder, pois cansa menos os olhos. Quando já estiver de noite, use uma boa luminária para, além de não cansar a vista, não deixar que o escurinho do local te dê aquela preguicinha de estudar.

Mantenha-se longe das distrações

Televisão, computador e celular são os itens mais conseguem distrair os estudantes, especialmente o celular e as redes sociais. Por isso, quando você estiver em momentos de estudo, procure desligar esses aparelhos e deixá-los longe.

Pode ser que o computador seja necessário para os seus estudos, então nesse caso busque aplicativos que bloqueiam as redes sociais durante um período de tempo determinado por você. Isso pode ajudar bastante na evolução dos seus estudos.

Além disso, converse com sua família e amigos e deixe-os saberem seus horários de estudo, isso o ajuda a evitar as interrupções.

Escolha móveis e acessórios confortáveis

Para estudar bem você deve se sentir confortável e isso vale tanto para as suas roupas, quanto para os móveis e acessórios do seu espaço.

Seu ambiente de estudos deve ter uma mesa onde você possa ler, usar o computador e fazer anotações, além de uma cadeira confortável em uma altura onde você possa colocar seus pés no chão e apoiar seus braços na mesa, sem esforços.

Caso você estude em seu quarto ou na sala, resista à tentação e fuja da cama e do sofá

Ter um ambiente adequado para estudar em casa é muito importante, pois provavelmente é onde você passa a maior parte do tempo.

Mas para fugir da rotina, experimente também outros locais não tão convencionais para estudar para o ENEM, como: bibliotecas públicas, cyber cafés e museus, onde você pode inclusive visitar exposições para aprender de forma mais dinâmica.

O importante é encontrar o lugar mais confortável na sua percepção e onde você sente que os estudos rendem mais.

Agora que você já sabe como montar o ambiente ideal para estudar, baixe nosso e-book com os 8 passos para tirar nota máxima no ENEM!