Para os jovens que querem ir bem na prova do ENEM e conquistar uma vaga em uma boa universidade pública ou uma bolsa em uma universidade privada, organizar os estudos é o primeiro passo para chegar lá.

Os principais segredos para ter uma rotina de estudos tranquila e eficiente são: organização e equilíbrio. Para ajudá-lo a alcançar os dois, separamos algumas dicas importantes. Confira abaixo!

Monte um cronograma

Deixar para ver o que vai estudar na hora é algo que desperdiça o seu tempo e diminui a sua produtividade. Para criar uma rotina de estudos e não deixar nenhum conteúdo de fora, é importante montar um cronograma, com horários definidos para o estudo de cada matéria.

Inclua também os horários para comer, tomar banho, ir à escola, fazer pausas para descanso e lazer e o horário de dormir e acordar. Seguindo seu cronograma com disciplina, você se sentirá mais focado!

Defina metas

Dividir um grande conteúdo em pequenas metas diárias facilita o seu dia a dia. Além disso, você ficará ainda mais motivado ao ver que está avançando nos estudos.

Você pode, por exemplo, definir uma quantidade de páginas ou capítulos de determinada matéria como uma meta diária. Não esqueça de comemorar quando alcançá-la, hein?

Escolha o local ideal

Se você não tiver um quarto só para você ou algum cômodo no qual possa estudar com tranquilidade em casa, sem ser interrompido, procure estudar em locais como bibliotecas e salas de estudos.

Estudar para o ENEM em um local silencioso faz toda a diferença. Por isso, escolha o local ideal e o mantenha sempre organizado.

Priorize as matérias que você tem mais dificuldade

As matérias que você tem mais dificuldade são as que merecem maior atenção na hora de estudar. Isso porque você absorve mais rápido os conteúdos com os quais tem afinidade, então pode reservar um tempo menor para eles.

Já com as matérias mais difíceis para você, separe um tempo de estudo maior e tente variar o método de aprendizado entre ler, ver vídeo aulas, ouvir podcasts, fazer exercícios e fichamentos etc.

Use aplicativos de gestão de tempo

A tecnologia existe para ser usada, né? E hoje em dia existem vários aplicativos que nos ajudam na gestão de tempo, inclusive voltados para os estudos.

Dentre alguns aplicativos que podem ajudá-lo, estão o Pomodoro Challenge – que vai te ajudar a identificar com o que você está gastando mais tempo e, assim, se planejar melhor – e o ClearFocus – que oferece um temporizador para contabilizar suas sessões de estudos e pausas.

Separe tempo para descansar e fazer atividades físicas

A sua saúde sempre deve vir em primeiro lugar. Até porque, se você não estiver se sentindo bem, o seu rendimento vai cair e todo o seu esforço terá sido em vão.

Então, lembre-se de sempre separar um tempinho para descansar, não abra mão das 8 horas de sono por dia, se alimente bem e pratique atividades físicas. Tudo isso vai garantir aquela energia que você precisa para se concentrar melhor nos estudos.

Curtiu essas dicas de como organizar os estudos do ENEM? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.