Você já parou para pensar que uma boa preparação para o ENEM não se resume apenas a estudar as principais áreas do conhecimento?

Sua alimentação e seus hábitos podem fazer uma grande diferença no momento da prova, que é dividida em dois dias. Por isso, preparamos este artigo sobre as vantagens de praticar atividades físicas durante sua rotina de estudos. Continue a leitura e entenda.

Atividades físicas reduzem a ansiedade na preparação para o ENEM

De acordo com especialistas, ao praticar atividades físicas, o cérebro libera endorfinas, ou seja, neuromediadores que estão intimamente ligados ao prazer e ao bem-estar.

Portanto, quem cria o hábito de se dedicar aos esportes desenvolve uma dependência positiva, que também está ligada ao aumento da autoestima e à sensação de fazer algo em benefício da própria saúde.

Certamente, isso terá um impacto positivo à sua rotina de estudos, pois as endorfinas são liberadas e permanecem ativas mesmo depois do término do exercício. A partir daí, você terá uma noite de sono mais tranquila e também acordará mais disposto na manhã seguinte.

Nesse contexto, ainda vale ressaltar que os estudantes que estão acostumados a passar longas horas estudando possuem a tendência de desenvolverem dores nas costas e má postura corporal. Porém, com uma dose de exercícios, é possível evitar e até mesmo corrigir esses problemas.

Atividades regulares melhoram a concentração

O Instituto Salk – especializado em pesquisas biológicas – apontou que pessoas que caminham pelo menos três vezes por semana aumentam em até 15% a capacidade de concentração e aprendizado. Sem dúvida, essa é uma ótima notícia, não é mesmo?

Afinal de contas, a preparação para o ENEM exige uma alta dose de dedicação para absorver todo o conteúdo.

Por onde começar

Bem-estar, energia e concentração: agora que você já tem motivos para deixar o sedentarismo de lado, confira algumas dicas para tirar esse plano do papel.

  • Não existe a melhor hora para praticar esportes. Isso vai de acordo com a sua disposição e disponibilidade. Escolha um momento do dia e separe algumas horinhas para fazer exercícios físicos.
  • Faça exercícios regularmente. De acordo com estudiosos, atividades físicas devem ser praticadas pelo menos três vezes por semana, por no mínimo 30 minutos.
  • Algumas pessoas se sentem melhor praticando musculação, outras preferem atividades em grupo, ou ao ar livre, ou que envolvam alguma arte, como a dança. Escolha a atividade mais prazerosa para você.
  • Não exagere. Siga seu ritmo e não faça comparações com outras pessoas. Cada um tem seu próprio ritmo, e é importante que o seu seja respeitado. Seu corpo e sua mente agradecem. 🙂

Agora que você já conhece a importância dos exercícios físicos durante a preparação para o ENEM, queremos saber: quais são os seus esportes favoritos? Deixe sua resposta nos comentários.