Você se prepara o ano todo para a tão esperada prova do ENEM e quando o grande dia está cada vez mais perto, a ansiedade vai tomando conta, não é verdade?

Neste momento, costuma surgir uma grande dúvida: estudar um dia antes do ENEM funciona ou não?

A resposta é não. Os especialistas dizem que estudar um dia antes do ENEM não vai fazer com que você aprenda um novo conteúdo. Além disso, estudar no dia que antecede a prova pode gerar ainda mais ansiedade, o que não é recomendado.

Você até pode fazer alguns exercícios e revisar alguns pontos importantes um dia antes da prova, caso se sinta melhor, mas é fundamental usar esse momento para relaxar e estar bem para a “maratona” do dia seguinte.

Para ajudá-lo, listamos algumas dicas do que você pode fazer no dia anterior ao ENEM para estar ainda mais preparado fisicamente e mentalmente para a prova. Confira!

Separe o que você vai levar para o ENEM

Deixar para pegar as coisas antes de sair de casa é mais um motivo para se estressar, pois nem sempre encontramos tudo com facilidade, além de correr o risco de esquecer de algo.

Então, deixe tudo o que você vai precisar levar para o exame separado desde o dia anterior. Não se esqueça de levar:

  • Duas canetas pretas fabricadas com plástico transparente;
  • Documento de identidade;
  • Lanche e água.
Passe um tempo com seus amigos e sua família

Relaxar deve ser a sua prioridade no dia que antecede o ENEM. E nada melhor para nos distrair do que estar na companhia das pessoas que gostamos, concorda?

Então, aproveite para passar um tempo com seus amigos e sua família, converse, dê risada, mas nada de bebidas alcoólicas! Elas só irão prejudicar o seu desempenho no dia seguinte.

Calcule o trajeto para o local da prova

Provavelmente você já viu o que acontece com quem chega atrasado ao ENEM: sua entrada não é permitida! Se você não quer perder a oportunidade de conquistar uma vaga ou bolsa de estudos, confira o local da prova com antecedência e calcule o tempo de trajeto um dia antes, pelo menos.

Sempre coloque mais tempo, pois nunca sabemos quando pode ocorrer um imprevisto e chegar mais cedo é muito melhor do que correr o risco de se atrasar e fazer a prova agitado ou não conseguir entrar e virar meme.

Faça refeições leves

Imagine só estar indisposto no dia do ENEM, com 5 horas de prova pela frente? Para não correr o risco de passar mal no dia do exame e evitar qualquer tipo de indigestão, faça refeições leves no dia anterior e não coma nada diferente do que você está habituado.

Tenha uma boa noite de sono

Nada de virar a noite estudando! Você precisa ter uma boa noite de sono para recarregar as energias para o dia seguinte. Fazer a prova cansado não vai ajudar em nada, pelo contrário, só irá atrapalhar.

Sendo assim, vá para a cama o mais cedo possível e garanta as suas 8 horas de sono. Elas farão a diferença durante a prova.

Você já viu que estudar um dia antes do ENEM não é a estratégia mais adequada, né? Continue em nosso blog e veja algumas dicas que preparamos sobre o que estudar para o ENEM.