Estudar para o ENEM exige muita organização e disciplina. Sendo assim, encontrar uma boa técnica para organizar os estudos é o primeiro passo para quem não quer deixar passar nem uma matéria em branco.

O Kanban é uma técnica de organização simples, que pode ajudá-lo muito nessa etapa. Quer saber como usar o Kanban para o ENEM? Continue lendo o nosso post!

O que é Kanban?

O Kanban é um método de organização criado durante a Terceira Revolução Industrial e que até hoje é muito utilizado nas empresas, pois é muito prático e eficiente. O principal objetivo do Kanban é acompanhar o andamento dos projetos.

Sendo assim, o Kanban pode ser facilmente adaptado para os estudos do ENEM, já que a técnica possibilita a organização das matérias ou tópicos a serem estudados.

Como funciona o Kanban?

O funcionamento do Kanban é muito simples. Basta dividir um quadro em três colunas. Cada uma delas representa uma fase do processo: ainda por fazer, em andamento e concluído.

Para fazer o quadro, você pode utilizar um quadro branco com notas adesivas, um mural, uma planilha no Excel ou ainda programas de gestão, como o Trello.

Na coluna “ainda por fazer”, coloque as matérias e assuntos que você ainda não estudou. Já na coluna “em andamento”, coloque o que você está estudando neste momento. Por fim, na coluna “concluído” coloque todos as matérias que já foram revisadas, para facilitar a sua visualização.

Como posso usar o Kanban para o ENEM?

Adaptar o uso do Kanban para o ENEM é muito fácil. Abaixo listamos algumas dicas para você começar a colocá-lo em prática o quanto antes em seus estudos. Confira!

Separe os itens por disciplina

O primeiro passo para usar o Kanban para o ENEM, é listar todas as disciplinas que vão cair na prova e que você precisa estudar. Nesse ponto, você pode ser bastante detalhista, separando por tópicos sempre que houver a necessidade.

Coloque os itens em ordem cronológica

Agora, com a sua lista de matérias a serem estudadas em mãos, anote cada uma em uma nota adesiva (ou no sistema que preferir) e cole no quadro em ordem cronológica. Ou seja, comece de cima para baixo, iniciando pelas matérias que você deve estudar primeiro.

Sempre que você estiver estudando uma determinada matéria, mova sua nota adesiva para a coluna “em andamento” e, ao finalizar, para a última coluna.

Sinalize o que vai precisar de revisão

Sempre que você terminar de estudar uma matéria e sentir que vai precisar revisá-la, faça uma anotação na nota adesiva antes de movê-la para a coluna “concluído”.

Assim, fica mais fácil visualizar o que você ainda vai precisar ver de novo e gerenciar seu tempo para isso.

Avalie as tarefas concluídas e refaça o quadro

Ao concluir tudo, avalie todas as notas, veja o que vai precisar ser revisto e reinicie o processo com essas matérias.

Uma dica importante é sempre colocar uma data máxima para o cumprimento de cada tarefa, para não correr o risco de perder tempo e não conseguir estudar tudo. Lembre-se de que esse planejamento é fundamental.

Agora que você já sabe usar o Kanban para o ENEM, continue navegando em nosso blog e conheça a Teoria de Glasser, que também pode ajudá-lo muito nos estudos.