A grade curricular do ensino médio é bastante ampla. Portanto, existem muitas matérias a serem estudadas para o ENEM. Com essa agenda intensa, podem surgir dificuldades na hora de organizar a rotina de estudos.

A boa notícia é que existem algumas técnicas de organização que, se bem aplicadas, trazem bons resultados para os estudantes. É o caso do bullet journal. Essa ferramenta pode ser muito útil na sua preparação para o ENEM. Confira!

O que é o Bullet Journal?

Criado pelo designer Ryder Carrol, o bullet journal tem se tornado cada vez mais popular nas redes sociais. Provavelmente, você já deve ter se deparado com uma foto de um bullet journal por aí, já que o famoso bloco de anotações ganhou o mundo depois que o seu criador fez um vídeo explicando o passo a passo para utilizá-lo.

Segundo Ryder, o objetivo do uso do bullet journal é acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro. Tudo a ver com esse momento tão importante de preparação para o ENEM, não é mesmo?

Como usar o Bullet Journal para o ENEM?

Inicialmente pode parecer difícil, mas não se assuste. Para começar, basta um caderno e uma caneta. Claro que você pode optar por utilizar cores variadas e outros acessórios como clipes e adesivos, mas o mais importante é se atentar ao conteúdo do seu bullet journal.

Na primeira página, a orientação é para que você faça um índice. Dessa forma, é possível inserir as informações que estarão no seu caderno e em quais páginas encontrá-las. E aqui vai uma dica especial: sempre deixe um espaço em branco na primeira página, provavelmente você acrescentará novos tópicos ao longo do tempo.

Nas segunda e na terceira página, é interessante ter o calendário dos próximos meses para que você possa assinalar datas importantes e estar preparado para compromissos futuros. Não se esqueça de anotar as datas do ENEM, hein?

As páginas seguintes podem ser ocupadas pelas informações que você preferir, mas algumas sugestões são: anotações das disciplinas que caem no ENEM, tempo de dedicação para cada uma delas e prazo para revisar o conteúdo. Você também pode criar uma lista de atividades e, assim, montar um roteiro de estudos.

Outra maneira legal de utilizar o seu bullet journal é definir ícones para indicar a importância ou urgência de cada tarefa, usar asterisco para destacar uma informação ou até mesmo se arriscar a ilustrar as anotações. O que manda é a criatividade!

Ao final de cada mês, analise tudo o que foi feito, o que ficou a desejar e o que pode ser realizado de outra forma no próximo período. Depois, crie mais uma lista de tarefas, distribua entre os dias do mês e coloque em prática novamente.

Existem estudos científicos que comprovam que fazer esse tipo de anotação contribui para o bom desempenho da memória e, consequentemente, para a conquista dos objetivos. Portanto, o bullet journal é uma ótima maneira de ajudá-lo a conquistar uma boa nota no ENEM.

Que tal aplicar o bullet journal na sua organização de estudos para o ENEM? Leia também: Como criar uma rotina de estudos para o ENEM.