Mindfulness é uma técnica de concentração e relaxamento, que pode te ajudar na preparação para o vestibular.

Quando um momento decisivo, que pode mudar a vida de uma pessoa, vai chegando é, completamente, normal que a ansiedade bata na porta. É algo natural do ser humano. No entanto, esta ansiedade pode se transformar em falta de concentração e fazer com que as escolhas sejam realizadas de maneira equivocada. Com alunos prestes a fazer o vestibular isso é ainda mais comum, tanto pela falta de experiência, quanto por ser um dos principais momentos da vida profissional até então. Por isso, técnicas de concentração podem ser um grandes aliadas nesta reta final de preparação e, principalmente, no dia do exame. Hoje, vamos falar do Mindfulnessuma das mais conhecidas técnicas no mundo. Ela, com certeza, tem muito para oferecer ao estudante.

O que é o Mindfulness

Mindfulness, traduzindo-se ao pé da letra para o português significa atenção plena e consiste, basicamente, em atingir um estado mental, que te faça estar concentrado e focado, prestando 100% de atenção no presente de forma intencional e com o esforço gentil de não julgar sua própria experiência. Assim, o indivíduo consegue perceber pensamentos, sensações corporais, emoções do momento e não reagir de forma automática ou habitual a uma tarefa.

Em situações difíceis, isso consiste em uma escolha consciente do nosso ato. Ou seja, em uma prova, isso pode resultar em um acerto ao invés de um erro precipitado.

Como surgiu o Mindfulness

Técnicas, que envolvem meditação, são usadas desde o século VIII, por monges budistas. Porém, o Mindfulness é uma das mais recentes e também eficazes, de concentração e relaxamento. Não há apenas um criador e desenvolvedor dela, mas um dos mais influentes e que mais contribuiu para que ela evoluísse foi o médico e professor norte-americano Jon Kabat-Zinn, juntamente com os psicológos Marsha Linehan e Steven Hayes, todos dos Estados Unidos.

Para Jon, quando paramos para prestar atenção em nosso cérebro percebemos o quanto estamos sempre vagando e dispersos, sem utilizar nossa capacidade máxima e vívida de concentração. Ainda segundo ele, ficamos nos obrigando a prestar atenção, em aula por exemplo, e nem atingimos nossa capacidade completa nesse sentido. Por isso, ele investiu tempo em estudos para aperfeiçoar o Mindfulness.

Mindfulness nos estudos

Mindfulness é uma técnica de evolução gradual. Isso significa que quanto mais você praticar, mais irá conseguir melhorar sua concentração e conhecerá melhor o seu corpo para estar relaxado.

Nos estudos, esta técnica pode ser sua grande aliada para melhorar a captação das informações adquiridas em livros, aulas, vídeos, etc. No dia do vestibular, por exemplo, você irá praticar e terá sua mente 100% focada e pronta para tomar escolhas conscientes e precisas.

Exercícios de Mindfulness (guarde entre 30 segundos e 1 minuto para cada)

– Pause alguma atividade do seu cotidiano. Comece a prestar a atenção apenas em sua respiração, nas sensações que estão em volta do seu estômago, na maneira como ele incha e desincha quando você inspira e expira.

– Respire e volte sua atenção para suas sensações corporais. Sinta se há algum ponto tenso, dolorido e tente relaxar. Não tente modificar essa dor, apenas sinta ela no seu corpo.

– Em silêncio e calmo, sinta como você está naquele momento. Pense “estou nervoso”, “estou ansioso”, “estou calmo”, “estou agitado”, por exemplo. Apenas perceba, sem tentar mudar nada.

– Fique em alguma posição de relaxamento (sentado ou deitado, por exemplo) e preste atenção em todos os sons que estão à sua volta. Apenas os escute.

– Caminhe somente pensando no próprio ato de caminhar. Em algum lugar silencioso, de preferência.

– Em alguma refeição diária, experimente ingerir alimentos, sentindo e apreciando a sensação e o gosto de cada um. Só sinta.

– Comece a prestar atenção e a viver sensações de coisas que você faz todos os dias, como escovar os dentes por exemplo. Isso vai te ajudar a melhorar a concentração em todo o restante do seu cotidiano.