Confira uma lista com tudo aquilo que você deve levar na prova do ENEM 2018 e o que é proibido levar para dentro da sala do exame.

Ano após ano, candidatos acabam perdendo a chance de fazer a prova do ENEM por descuido. Alguns esquecem documentos, outros são eliminados por objetos proibidos, outros perdem a hora e por aí vai. E muitos desses, nem sabem que estão esquecendo algo ou levando algo que não podiam.

Para você não cometer o mesmo erro e perder um dos momentos mais importante do ano, listamos abaixo tudo aquilo que é necessário e tudo aquilo que é proibido levar na prova do ENEM. Confira:

O que é NECESSÁRIO LEVAR NO ENEM

– Documento de identificação (escolha apenas um): carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte, Identidade de estrangeiro (RNE), Identidades profissionais válidas (carteira da OAB, por exemplo), Certificado de Dispensa de Incorporação ou Certificado de Reservista. NÃO SÃO ACEITOS certidão de casamento, certidão de nascimento e título de eleitor. Em caso de perda ou roubo dos documentos, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há no máximo 90 dias.

– Caneta esferográfica preta, de corpo transparente.

– Água.

– Lanche (biscoito, chocolate, barra de cereais, etc.).

Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/19117/1/Regras-do-Enem-2018/Paacutegina1.html

O que é PROIBIDO LEVAR NO ENEM

– Lápis, borracha, apontador, lapiseira e grafite.
– Livros, manuais, impressos ou anotações.
– Nenhum tipo de eletrônico como calculadoras, telefones celulares, gravador, mp3 ou similares, etc.
– Qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
– Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas).