A fim de estruturar bem as ideias e ficar de olho na gramática, muitos candidatos acabam perdendo a noção do tempo durante a redação do ENEM.  No entanto, é preciso ficar atento, pois além de escrevê-la, você precisará responder 90 de questões objetivas no primeiro dia do ENEM.  

Pensando nisso, separamos algumas dicas fundamentais para escrever uma excelente redação sem abrir mão da agilidade que o exame exige. Ficou curioso? Confira abaixo! 

Leia e treine bastante  

Não adianta querer aprender tudo sobre redação de um dia para o outro. Você deve começar a treinar meses antes da prova, por meio da leitura de notícias, livros e artigos.  

Portanto, se você não possui o hábito da leitura, comece a desenvolvê-lo. Diariamente, separe um tempo para conferir os principais assuntos da atualidade e faça uma leitura crítica.  

Isso significa que é importante saber interpretar o que foi lido e analisar o material de forma abrangente. Pergunte-se:  

– Como as informações foram organizadas e apresentadas?  

– Quais as palavras que eu não conheço?  

– Preciso me inteirar mais sobre o assunto que está sendo discutido? 

Além de fazer esses questionamentos, não esqueça de escrever redações e treinar sempre que possível. Isso aumentará sua agilidade. Assim, sua redação será mais fluida.  

Cronometre seu tempo  

No momento da prova, calcule quanto tempo você possui disponível para escrever a redação, contando a leitura do enunciado, elaboração das ideias, rascunho, escrita e revisão. Todas essas etapas são importantes, portanto, a divisão precisa ser justa. 

Nesse contexto, cronometrar é muito importante para definir a sua rota e não ser pego de surpresa no momento que o fiscal avisar que o tempo está acabando.  

Entenda a estrutura da redação  

Introdução, justificativa e conclusão. Você sabe o que cada um desses termos significa? 

De modo geral, eles são os três elementos que a sua redação deve conter.  Além disso, todos devem ser bem trabalhados e apresentados de maneira coesa e com ortografia correta.  

Por isso, se você ainda tem dúvidas em relação a qualquer um desses pontos, estude e treine muito. Verifique quais foram as redações nota 10 dos anos anteriores e faça uma leitura crítica delas.  

Além disso, trabalhe individualmente cada um dos itens e firme-os na sua cabeça. Com essa estrutura clara, sem dúvida será mais fácil transmitir suas ideias para o papel e, consequentemente, não perder muito tempo elaborando o texto.   

Para colaborar ainda mais nesse processo, vale ressaltar que preparamos um e-book sobre a redação no ENEM. São diversas dicas especialmente criadas para que seu texto seja escrito respeitando as normas do ENEM. Faça o download do conteúdo agora mesmo.