Você sabia que os textos motivadores do ENEM podem te ajudar a escrever um excelente texto?

No entanto, é necessário ficar atento para entender o propósito deles e qual a melhor forma de usá-los.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender mais sobre o assunto. Confira:

O que são os textos motivadores da redação do ENEM?

De maneira geral, a intenção dos textos motivadores do ENEM é deixar o estudante situado em relação ao tema proposto na redação. Dessa forma, todos eles apresentam informações que irão ajudá-lo a entender e desenvolver uma visão crítica do assunto abordado.

Ainda que o aluno não conheça nada sobre o assunto que deverá escrever, certamente terá as instruções básicas para refletir e basear opiniões que serão argumentadas na redação.

Essencial para manter o foco do tema, ainda vale ressaltar que esse conteúdo pode conter tabelas, gráficos, poesias, poemas, letras de músicas, trechos de livros, peças publicitárias, gráficos, caricaturas, tirinhas, entre outros.

Como utilizar os textos motivadores do ENEM?

Em primeiro lugar, o candidato nunca deve copiar o conteúdo.

Infelizmente, muitos estudantes – confusos por não conseguirem apresentar argumentos na redação – acabam reproduzindo até mesmo textos inteiros que foram apresentados pela equipe do ENEM.

Ao corrigir as provas, os avaliadores desconsideram as cópias e, quando em excesso, podem até mesmo zerar a nota da redação.

Sem dúvida, isso é algo desastroso! Afinal de contas, a redação possui um peso importante na nota final do ENEM, podendo prejudicar de maneira significativa os candidatos que desejam prestar vestibular nas mais diversas universidades do país.

Confira algumas dicas:
  • Geralmente, existem diversos textos de apoio sobre um determinado assunto. Leia todos com atenção e não se esqueça de procurar estabelecer uma relação entre eles, ou seja, busque os pontos em comum e os amarre de uma maneira que defina argumentos fortes para sua redação.
  • Leia o enunciado com toda a atenção (mais de uma vez) e fique atento para não fugir do tema. Muitos candidatos, motivados pela pressão de terminar a prova com rapidez, acabam negligenciando esse ponto básico e perdendo pontos.
  • Quando estiver pronto para escrever, é imprescindível que você leve em consideração os pontos básicos de uma redação coerente: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • De maneira geral, você deve estar pronto para apresentar um problema e argumentar quais seriam as melhores soluções para ele. Não se esqueça de sempre respeitar os Direitos Humanos, jamais promovendo discursos de ódio ou de intolerância de qualquer tipo.

Mesmo que você seja surpreendido no tema da redação, os textos motivadores do ENEM certamente irão refrescar sua memória e te ajudar a escrever uma redação com conteúdo!

Contudo, vale lembrar que esse não é o único critério para garantir uma boa nota no exame. Existe uma série de pontos que devem ser observados. Nós compartilhamos todos eles com você não somente nos artigos deste blog, mas também em um e-book especial, com tudo o que você precisa para fazer uma redação nota mil.

Faça o download gratuito do Guia definitivo para mandar bem na redação do ENEM agora mesmo.