Todo candidato sabe que a redação do ENEM tem um peso importante na nota final.

Por esse motivo, muitos ficam ansiosos em relação ao tema e sobre qual tipo de conteúdo deve ser revisado em suas rotinas de estudo.

Se você está nessa situação, veio ao lugar certo! A seguir, separamos cinco possíveis temas para a redação do ENEM deste ano. Apesar de serem apenas sugestões, certamente elas te ajudarão a nortear suas ideias e pesquisar notícias e estudos específicos. Confira:

1. Fake News

Amplamente compartilhadas nas redes sociais, as fake news (ou notícias falsas) têm sido devastadoras para milhões de brasileiros. Além de enganarem e distorcerem os fatos, elas dificultam cada vez mais o acesso a notícias sérias e apuradas corretamente.

Por conta da democratização da internet, vale lembrar que as fake news não oprimem apenas pessoas que estão em destaque na mídia, mas também cidadãos comuns que se tornam vítimas de indivíduos mal-intencionados.

2. Bullying e Cyberbullying

Apesar do assunto ser debatido há um tempo na mídia brasileira, o fato é que principalmente nas escolas brasileiras a situação continua desafiadora.

De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), 17,5% dos estudantes do País, com cerca de 15 anos, afirmaram que já sofreram algum tipo de bullying.

Por isso, fique atento nesse assunto: no geral, bullying diz respeito a situações de agressões frequentes e intencionais, que podem ser verbais e também físicas. Já o cyberbullying é o ato de utilizar a internet para incentivar comportamentos agressivos.

3. Saúde mental

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil conta com a maior taxa de transtornos de ansiedade do mundo. Além disso, os casos diagnosticados de depressão no País ultrapassam os 11 milhões, ou seja, quase 6% da população.

Por esse motivo, a redação do ENEM 2018 pode abordar esse assunto e sugerir que você apresente soluções e argumentos para combater esse significativo problema de saúde mental do País, que muitas vezes afeta jovens, adolescentes e até mesmo crianças.

4. Esporte e inclusão social

Em ano de Copa do Mundo, o esporte pode ser um tema relevante para a redação do ENEM, pois – além de comover toda uma nação – é uma importante ferramenta de integração social.

Em todo o País, existem projetos que estão impactando comunidades carentes e incentivando jovens a irem para escola e aprenderem valores como cidadania, respeito e disciplina.

5. DST’s entre os jovens brasileiros

Para especialistas, essa é uma situação extremamente urgente no País. A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, por exemplo, apontou que os casos de sífilis por transmissão sexual cresceram 603% em seis anos.

Além disso, o Ministério da Saúde afirmou que – apenas em 2014 – o número de jovens contaminados pelo vírus HIV aumentou mais de 35,3%. Sendo assim, quais as melhores maneiras de alertar e prevenir essas doenças?

Agora que você já sabe alguns possíveis temas da redação do ENEM 2018, chegou a hora de reservar um tempo para estudar os temas e treinar técnicas de escrita. Veja também como fazer uma boa conclusão para sua redação.