Quem vai prestar o ENEM 2018 sabe que segurar a ansiedade é um grande desafio. Afinal de contas, a prova conta com um bom nível de complexidade e não há muito tempo para responder todas as questões.

Sendo assim, o candidato deve contar com técnicas que ajudam a deixar o momento menos tenso, aumentando a sua produtividade. Nesse ponto, os exercícios de respiração podem ser excelentes aliados.

Por esse motivo, listamos três atividades que podem ajudar a manter sua mente mais calma durante o ENEM. Confira!

Respiração diafragmática

Em momentos de tensão, acaba sendo mais comum apostarmos na respiração torácica, ou seja, aquela concentrada na região do peitoral. Porém, ela não é a mais indicada para quem deseja relaxar e melhorar a concentração.

Especialistas afirmam que a respiração diafragmática traz melhores resultados, pois é mais profunda e permite que todo corpo seja revigorado pela entrada do ar.

Por isso, se o nervosismo apertar durante o ENEM, reserve alguns minutos para fazer uma respiração profunda, mentalizando seu diafragma (região abdominal) se movendo lentamente.

Mantenha a postura correta na cadeira e una os dedões do pé à sua frente, mais especificamente na linha central do seu corpo. Os calcanhares devem estar afastados e você pode repetir o movimento de respiração por dois ou três minutos antes de voltar a se concentrar no exame.

Respiração em ciclos

A respiração em ciclos é um exercício simples, que pode aliviar a sua ansiedade.

Primeiramente, exale o ar da sua boca por completo. Você pode até mesmo fazer um leve som de suspiro para garantir que estará “vazio”.

Depois, com a boca fechada, inspire tranquilamente e em silêncio contando até quatro. Quando terminar, espere mais sete segundos segurando a respiração. Por fim, exale mais uma vez contando até oito.

De acordo com estudiosos, o mais importante para relaxar é conseguir segurar a respiração por sete segundos, pois assim o oxigênio preencherá os pulmões, proporcionando uma sensação relaxante.

Respiração quadrada

Uma outra maneira de inibir a ansiedade durante o ENEM é apostando na respiração quadrada, ou seja, num método de inspiração e expiração que conta com as mesmas durações de tempo em cada etapa. Funciona da seguinte maneira:

Você deve deixar o ar entrar em seu corpo contando lentamente até três. Assim como no exercício anterior, segure a respiração, mas apenas por três segundos também. Esvazie os pulmões em seguida, contando até três, e depois faça uma pausa de alguns segundos antes de repetir o processo.

Se quiser, tampe uma das narinas em cada inspiração para poder se concentrar melhor nos movimentos do corpo. Após alguns minutos, certamente você irá perceber como seu corpo estará mais relaxado.

Vale lembrar que – além desses exercícios de respiração – também existem outras técnicas incríveis para você controlar a ansiedade antes e durante a prova. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então confira nosso artigo “Como controlar a ansiedade no dia do ENEM”.