Você já está na fase de preparação para o ENEM? Indo às aulas, estudando bastante em casa. Mas você também está cuidando do seu corpo e da sua mente para ficar bem durante os próximos meses e nos tão esperados dias das provas?

Saiba que cuidar da sua saúde física e mental também faz parte da preparação para o ENEM. Afinal, para ter energia para os estudos e absorver bem os conteúdos aprendidos e revisados, é preciso estar com a saúde em dia.

Veja abaixo algumas dicas que listamos para você cuidar do seu corpo e da sua mente e estar pronto para a prova do ENEM!

Separe alguns momentos para relaxar e se divertir

Se você tem o objetivo de conquistar uma bolsa de estudos do PROUNI ou uma vaga em uma universidade pública, você deve sim dedicar bastante tempo estudando para o ENEM.

Porém, só fazer isso o dia todo e todos os dias não é saudável para ninguém e pode até causar o efeito contrário e atrapalhar seu desempenho na prova devido ao estresse e ansiedade.

Para evitar isso, separe alguns horários durante a semana para descansar, conversar com a família e os amigos, pegar um cineminha, enfim. Se desligar um pouco dos estudos!

Tenha uma alimentação equilibrada

Pra estudar é preciso ter energia e disposição e fica muito difícil conseguir isso sem se alimentar direito. Portanto, invista em uma alimentação equilibrada, com uma boa variedade de frutas, verduras, legumes e proteínas que estimulam o raciocínio como o salmão e a sardinha.

Monte um cronograma de estudos

Organização é tudo! Se você não se planejar e montar um cronograma de estudos, abrangendo todas as matérias e tópicos que precisa estudar para o ENEM, pode ficar confuso e estressado.

Além disso, montar um cronograma é importante para não deixar nenhum assunto passar em branco e para ajudá-lo a organizar os seus horários.

Converse com outros estudantes

Lembre-se sempre de que você não é o único que está se dedicando para conseguir uma boa nota para o ENEM, e assim como está sendo um desafio para você, para muitos de seus amigos e outros jovens desconhecidos também.

Aproveite para conversar com seus amigos que também estão estudando sobre as dificuldades, trocar ajuda e experiências e até participar de grupos na internet para conversar com outras pessoas que estão estudando para o ENEM.

Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas ajuda no desenvolvimento intelectual do ser humano e além disso também é uma boa oportunidade de relaxar e esquecer um pouco dos estudos, realizando uma atividade prazerosa.

Procure a ajuda de um psicólogo

Às vezes, o estudante se cobra tanto para ter um bom desempenho no ENEM, que pode precisar da ajuda de um psicólogo para lidar com isso.

Não há problema nenhum em buscar ajuda de alguém que além que está apto a promover o seu bem-estar e orientá-lo. Aliás, pode ter certeza de que ele também já passou por essa fase de vestibulares.

Curtiu esse artigo e quer mais uma ajudinha na sua preparação para o ENEM? Faça o download das provas da última edição do exame e teste seus conhecimentos!