Quem vive uma rotina acelerada de estudos, certamente precisa encontrar maneiras de acalmar a mente e deixar o corpo mais relaxado.

Além dos esportes e das atividades de lazer, uma boa maneira de fazer isso é por meio da meditação.

Ao contrário do que muita gente pensa, essa técnica não está necessariamente relacionada a misticismo. De fato, a meditação consiste numa série de atividades que promovem um estado de concentração extrema e contato íntimo com o momento presente.

Dessa forma, reservar um tempo para isso é como um exercício para o cérebro que irá fortalecer sua mente mesmo em fases intensas da vida, como a preparação para o ENEM.

Tipos de meditação

Assim como existem diversas modalidades esportivas, podemos encontrar as mais variadas formas de meditação. Algumas delas contam com repetições de mantras, outras são realizadas em silêncio, e algumas são envolvidas em contextos religiosos, como no budismo.

Porém, para um estudante que não está totalmente habituado a essa prática, existe uma maneira simples de respiração concentrada que pode ser realizada em qualquer lugar.

Para praticá-la, basta sentar numa almofada ou cadeira preferencialmente especial para meditação, deixar a coluna ereta e se concentrar totalmente na respiração, que deve ser diafragmática, ou seja, pelo abdômen.

De olhos fechados e com o foco na inspiração e expiração, o desafio é não se distrair com outros pensamentos. Ao longo do tempo, isso ajudará o estudante a se manter focado nos estudos e reduzir os picos de ansiedade que são comuns antes da realização do ENEM.

Sensação de bem-estar

Ao buscar o afastamento temporário das atividades estimulantes do nosso dia, abrimos uma ampla gama de sensações positivas em nosso corpo.

O bem-estar causado pela meditação consiste, em parte, na desaceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, que se torna menos superficial. Fisiologicamente, o cérebro fica oxigenado, a serotonina é liberada no corpo e a pressão sanguínea diminui. Como resultado, a vitalidade aumenta e o humor melhora.

Além disso, estar presente no momento, sentindo o próprio corpo, traz um sentimento de paz que muito colabora para quem precisa controlar a ansiedade.

Clareza na mente

Quem pratica meditação, também consegue perceber uma grande melhora no controle dos pensamentos.

Sendo assim, fica muito mais fácil resolver problemas e manter a objetividade mesmo em situações de dramas e traumas.

A vida prática, então, acaba se tornando mais simples. Uma mente expandida ajuda não somente nos estudos, mas em diversos tipos de relacionamentos, não é mesmo?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios dessa atividade, coloque na sua agenda alguns momentos para colocá-la em prática. O primeiro passo é intencionalmente querer e, então, ajustar o que for necessário na sua rotina.