Quem está imerso numa rotina intensa de estudos, muitas vezes encontra dificuldades para manter a concentração.

Além das distrações com mensagens e redes sociais serem constantes, chega um momento em que o próprio corpo necessita de estímulos para continuar atento.

Você sabia que a solução para essa situação pode ser uma playlist do ENEM cheia de músicas para manter o foco?

Diversos estudos comprovam que canções realmente podem ativar o cérebro e ajudar os estudantes a continuarem prestando atenção no conteúdo que precisam aprender para uma prova importante.

Por isso, separamos para você algumas dicas de estilos e ritmos que vão contribuir na sua preparação para o ENEM.

Música clássica

Desde os anos 90, os benefícios da música clássica para a concentração são amplamente divulgados pela mídia. O denominado Efeito Mozart, que se refere ao desempenho de estudantes enquanto ouviam o famoso músico austríaco, de fato criou uma fama justa a esse estilo.

Que tal montar uma playlist clássica para ouvir enquanto estuda? Além de Mozart, você pode acrescentar outros grandes nomes do gênero, como Bach, Chopin e Beethoven.

Se quiser inovar, conheça artistas contemporâneos que utilizam elementos clássicos e modernos em suas obras. Um bom exemplo disso é o grupo “The Piano Guys”.

Música eletrônica

Segundo um estudo divulgado pela revista internacional Entrepreuner, esse estilo é capaz de estimular os ouvintes a desenvolverem um bom desempenho em atividades que exigem concentração.

Sendo assim, em vez dos estudos se mostrarem entediantes, a música eletrônica mais calma – com cerca de 60 ou 70 BPM (batidas por minuto) – pode tornar as atividades leves e prazerosas. Nada mal, né?

Especialistas apontam que a música que segue esses padrões ativa com mais facilidade o lado direito do cérebro, que é responsável pelo raciocínio lógico e principalmente pelas matérias de exatas.

Sons da natureza e música ambiente

Além dos estilos que citamos, uma boa opção de playlist para estudar é a que apresenta sons da natureza. Seja de pássaros cantando ou do vai e vem das ondas do mar, não dá pra negar que esses estímulos nos relaxam e podem deixar o momento mais tranquilo para mergulhar nos estudos.

Vale lembrar que os sons ambientes – como aquela música que se mistura ao burburinho de uma cafeteria – têm o poder de deixar sua mente mais ativa. Nesse contexto, elas ainda irão “treinar” a sua mente para desenvolver a concentração, mesmo com outros estímulos ao redor.

Por fim, nossa última dica é que você não busque constantemente novas canções para ouvir. A dopamina, substância ligada ao prazer, acaba sendo liberada quando descobrimos uma música prazerosa. Assim, podemos ficar eufóricos demais com as novidades que estamos escutando e acabar nos distraindo.

De toda forma, fica o convite: monte uma playlist do ENEM com estilos diversos e veja qual deles funciona melhor na sua rotina de estudos. O critério sempre será o que soa bem aos seus ouvidos e te ajuda a ficar ainda mais inspirado para se preparar para o ENEM.

Confira também o artigo “Como controlar a ansiedade no ENEM”.