Além de estar preparado para as questões do exame, todo estudante que sonha com um bom desempenho também deve saber como se alimentar antes do ENEM.

Afinal, as refeições da prova serão o combustível do corpo, fornecendo as vitaminas e nutrientes necessários para manter-se concentrado. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Confira nossas sugestões!

Não faça a prova em jejum

Por conta da ansiedade, um erro muito comum entre os estudantes é ficar horas sem comer e prestar o exame totalmente em jejum.

Se você fizer isso, poderá se sentir tonto durante a prova e ainda sofrer com dores de cabeça e no estômago. Isso acontece porque longos períodos sem uma refeição diminuem a taxa de glicose no sangue, deixando o corpo num incômodo estado de fraqueza.

Responder ao extenso questionário do ENEM exige uma boa dose de energia e disposição mental, certo? Por isso, em hipótese alguma abra mão de uma alimentação balanceada.

Evite inovar o cardápio

Dias e até mesmo horas antes da prova, procure não comer muitas coisas exóticas ou que não fazem parte do seu cardápio comum, especialmente se elas forem pesadas demais.

Isso porque, muitas vezes, alguns alimentos podem não cair bem no nosso estômago, ocasionando mal-estar e dores. Certamente, essa é a última coisa que queremos antes de um momento tão importante.

Evite alimentos gordurosos

Muitas vezes, as frituras e o fast food são as opções mais fáceis que encontramos. Porém, evite refeições gordurosas antes do ENEM para que seu corpo não apresente sinais de indisposição.

Lembre-se que refeições pesadas exigem uma digestão mais intensa, e isso pode te deixar bastante sonolento.

Beba água

Manter-se hidratado é palavra de ordem para quem sonha com um bom desempenho no exame. Afinal de contas, todos precisamos de sais minerais que irão nos ajudar a manter o foco durante as horas que estivermos respondendo ao questionário.

Além disso, quem sofre de pressão baixa necessita especialmente de mais água para não passar mal, especialmente em dias quentes.

Vale ressaltar que refrigerantes não são a melhor opção de bebida antes do ENEM. O gás pode causar desconfortos e a alta quantidade de açúcar ajuda a estimular ainda mais os níveis de ansiedade.

Não coma rápido

Organize o seu tempo de maneira que seja possível fazer todas as refeições com calma. Quem come muito rápido, pode apresentar variações no nível de glicose e ainda aumentar a tensão provocada pela expectativa de fazer a prova.

Consuma carboidratos

Eles são fonte de energia e combustível para o seu cérebro. No entanto, prefira os complexos, que apresentam uma quantidade maior de fibras, proporcionando uma sensação maior de saciedade.

Se você seguir essas dicas e adotar um cardápio de refeições balanceadas, poderá contar com muito mais energia nos dias do exame.

Agora, queremos saber: você já parou para pensar como se alimentar antes do ENEM? Conte nos comentários qual será o seu cardápio do dia.