Ciências humanas, exatas e biológicas não são os únicos temas essenciais para quem está concentrado numa intensa rotina de estudos.

Sabe manter a saúde no ENEM é fundamental, pois contribui significativamente para um desempenho de sucesso antes, durante e até mesmo depois do exame.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Este artigo apresenta algumas dicas importantes para que você dê ao seu corpo o equilíbrio necessário em todas as etapas da sua jornada de preparação para o ENEM.

Alimente-se bem

Apesar do nosso senso comum dizer que os alimentos são o combustível do corpo, a realidade do dia a dia muitas vezes demonstra o contrário:

Sabe aquele hábito de passar horas debruçado sobre os livros e deixar a pausa para o almoço ou lanche para mais tarde? Ou então apostar apenas em fast food e congelados para não perder tempo preparando uma refeição?

Se você faz isso, chegou a hora de fazer uma reavaliação e mudar sua rotina!

Ao menos, faça seis refeições por dia, sendo elas café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Invista em carboidratos saudáveis para garantir energia, além de proteínas, frutas, verduras e legumes preparados sem uso excessivo de sal, açúcar e gorduras.

Beba bastante água para se manter hidratado e, nos horários propícios, consuma alimentos com efeitos relaxantes, como maracujá e alface.

No dia do ENEM, alimente-se bem. Evite comidas que possam causar desconforto intestinal ou algum tipo de indisposição – como repolho, couve-flor, refrigerantes e chocolates.

Faça exercícios físicos

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo instituto de estudos biológicos Salk, pessoas que caminham pelo menos três vezes por semana melhoram em até 15% sua capacidade de concentração e também de aprendizado.

Nesse contexto, vale lembrar que existem outros exercícios físicos e esportes que também contribuem para sua performance durante o ENEM.

Sendo assim, a melhor opção para cada um varia de acordo com preferências, capacidades e tempo disponível. O importante mesmo é fazer disso uma rotina.

Cuide da mente

Ainda que seja imprescindível se dedicar aos estudos, momentos de lazer e descanso também ajudam a cuidar da sua saúde.

Por isso, reserve um dia ou alguns momentos da semana para fazer aquilo que você mais ama: vá ao show da sua banda favorita, encontre seus amigos para conversar ou assista a um filme. O que importa é que a atividade seja prazerosa!

Vale lembrar que dormir bem ajuda sua mente a memorizar o conteúdo e manter o seu corpo preparado para os dias do exame.

Portanto, cuidar da mente será uma maneira de recarregar as energias e garantir a concentração durante uma carregada semana de atividades.

Para ficar por dentro de muito mais informações sobre saúde no ENEM e outras dicas imperdíveis, nos acompanhe nas redes sociais.