A semana de intervalo do ENEM acontece em 2018 entre os dias 4 e 11 de novembro. Uma dúvida frequente para os candidatos é: estudar ou descansar?

Desde o ano passado, 2017, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é dividido em duas semanas, com as provas acontecendo em dois domingos seguidos. Isso gera uma certa apreensão em muita gente e, muitas vezes, no desespero, os candidatos acabam utilizando a semana de intervalo do ENEM de maneira prejudicial. Por isso, algumas dicas são importantes para que você aproveite esse pequeno período de forma a potencializar seu resultado no segundo dia do teste.

O primeiro dia de provas do ENEM 2018 aconteceu no dia 4 de novembro e contou com Ciências Humanas (geografia, história, filosofia, etc…) e suas Tecnologias e Linguagens (português, inglês e espanhol), Códigos e suas Tecnologias. Já o segundo dia será em 11 de novembro e contará com Ciências da Natureza (química, física e biologia) e suas Tecnologias e Matemática, Códigos e suas Tecnologias.

Estudar ou descansar?

O ENEM é muito exigente. Não somente devido ao conteúdo cobrado, mas também ao esforço do candidato para ler os enunciados e ir bem na prova. Afinal, são 5 horas e meia no primeiro domingo e 5 horas no segundo. Não é fácil. E, por isso, é necessário estar preparado e tranquilo durante a realização da prova.

Algumas dicas:

– Durma 8 horas na noite anterior

– Não faça nada muito cansativo na véspera

– Alimente-se bem durante toda a semana

– Ingira alimentos leves

– Hidrate-se 

O preparo físico é tão importante quanto o mental, já que os dois estão diretamente relacionados.

Então, você deve estar se perguntando: a resposta para a pergunta do post então é descansar? Na verdade, cada corpo e cada mente funcionam de maneiras variadas. Agora, o recomendado é revisar alguns assuntos chave para fixar fórmulas e afins na memória. Não saia estudando igual a um louco, porque se você não aprendeu durante os outros onze meses do ano não será agora que um milagre acontecerá. Você não vai aprender todo o conteúdo em uma semana. É inviável.

Portanto, a dica é descansar e revisar, se necessário. Isso até a sexta-feira, certo? No sábado, tire o dia para relaxar, descontrair, vá praticar seus hobbies, ver filmes, fazer esportes, conversar com os amigos, jogar videogame, ler livros, passear no parque, etc. Isso vai deixar sua mente sã e pronta para atingir sua capacidade máxima durante a prova.

Qual a melhor forma de revisar?

Revise fórmulas primordiais, como algumas de química e física. Não tente aprender algo novo, isso só vai deixar sua mente mais poluída. É melhor você errar uma questão que não sabe do que chegar na prova cansado e errar várias perguntas.

Além disso, uma boa tática é fazer alguns exercícios. Mas, lembre-se, pegue leve! Só uma ou duas horas por dia, no máximo. Somente para fixar alguns conceitos na memória. Agora que você já sabe o que fazer nesse intervalo te desejamos uma ótima prova!