Confira um resumão com tudo que você precisa saber para mandar bem no ENEM 2019.

O vestibular mais importante do Brasil chega à sua 22ª edição. O ENEM 2019 já possui mais de 6,3 milhões de inscritos e terá algumas mudanças na prova. Para te ajudar, o Programa Orienta vai resumir tudo aquilo que você precisa saber em um só lugar. Abaixo, vamos falar das modificações, do calendário, do local da prova e qual é o conteúdo cobrado para que você consiga uma vaga através de programas de governo, uma bolsa em uma universidade privada ou até mesmo uma chance para fazer o seu tão sonhado intercâmbio. Sim, tudo isso apenas com a nota do ENEM. Vamos nos preparar!

Mudanças no ENEM 2019

  • Nova diagramação
  • Dado biométrico com esponja
  • inclusão opcional de foto na inscrição;
  • espaço para cálculos no final do caderno de questões;

Calendário do ENEM 2019

– Período para pedido de isenção na taxa e justificação de ausência do ano anterior: 1º a 10 de abril
– Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
– Solicitação de recursos para quem teve a isenção rejeitada: 22 a 26 de abril
– Solicitação de atendimento especial ou de utilização de nome social: 6 a 17 de maio.*
– Inscrições: 6 a 17 de maio
– Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
– Divulgação do local de prova: outubro
– Primeiro dia de provas: 3 de novembro
– Segundo dia de provas: 10 de novembro
– Publicação do gabarito: 17 de novembro

* Para atendimento especial enquadram-se as pessoas com: autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira, visão monocular, gestante, idoso, lactante, estudante em classe hospitalar ou outra específica.

O que cai no ENEM 2019

O ENEM é estruturado em quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada, além da redação. No primeiro dia de prova são aplicadas 90 questões, 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que compreendem as disciplinas de Química, Física e Biologia, e outras 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que atendem as matérias de História, Geografia, Filosofia e Tecnologia.

No segundo dia de provas são mais 90 questões, 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, ou seja, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação e outras 45 questões de Matemática. A redação pode variar de estrutura conforme o ano, no entanto, o mais comum é o texto dissertativo argumentativo. O tema também varia e o limite de escrita é de 30 linhas.

ATENÇÃO! O não cumprimento das seguintes normas pode acarretar em uma nota zero na sua redação: Fuga do tema proposto, fuga da estrutura pedida, ultrapassar o limite de linhas e ferir os direitos humanos na argumentação de seu texto.

Nas questões objetivas é importante focar os estudos em conteúdo de nível de ensino médio, dificuldade em que a prova é baseada.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, matérias que costumam cair no ENEM abrangem Estequiometria, Termoquímica, Neutralidade, Oxidação, Equilíbrios químicos, Funções orgânicas, PH, Combustíveis, Nomenclatura, Compostos orgânicos (Química); Evolução, Fisiologia humana, genética, cadeia alimentar, fluxo de energia, bioma (Biologia); Mecânica, Eletricidade, Termofísica, Leis de Newton (Física), entre outras.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Em Ciências Humanas e suas Tecnologias, o ENEM costuma pedir conteúdos de Direitos Humanos, Revolução Industrial, Revolução Russa, Escravidão, Era Vargas, República oligárquica, Ditadura no Brasil, Movimentos Sociais (História); Agricultura, Transportes, Crescimento populacional, Impactos ambientais (Geografia); Leitura e interpretação de texto de conceitos (Filosofia e Sociologia), entre outros.

Matemática

Em Matemática costuma ser exigido no ENEM matérias de Probabilidade, Análise combinatória, Progressão Aritmética, Porcentagem, Cálculo de área, volume e perímetro, seno, cosseno e tangente, funções e equações de 1º e 2º graus, entre outras.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias haverá conteúdo relacionado a Ambiguidade, Figuras de linguagem, interpretação de texto, gêneros textuais, Literatura, norma culta e popular, modernismo e demais movimentos artísticos, síntese e resumo, vanguardas europeias, entre outros.

Nessa parte da prova, haverá ainda cinco questões de língua estrangeira, no idioma que você escolheu em sua ficha de inscrição (inglês ou espanhol), que geralmente apresentam elementos culturais como letras de músicas ou charges, que requerem interpretação de texto.

Local de prova

Local de prova Enem 2019 é divulgado por volta de outubro, no cartão de confirmação, que também traz informações como horários, número de inscrição e outros pequenos detalhes sobre o ENEM. Normalmente, os locais são definidos por proximidade à casa do participante, mas lembre-se: não é uma regra a ser seguida. Há muitas pessoas que fazem a prova em locais bem distantes.

Em 2018, o cartão de confirmação foi divulgado em 20 de outubro. Para acessar em 2019 será necessário acessar a Página do Participante ou o aplicativo oficial do ENEM, na versão mobile.