Uma dúvida constante na cabeça dos participantes é o que fazer na véspera do ENEM? Descansar é a melhor tática, revisar algo? Enfim, o que é melhor?

A véspera do ENEM…dia de tensão, certo? Afinal, você está com uma grande expectativa para o amanhã. Deve ser um grande dia e é preciso estar pronto. Portanto, esse é um dia fundamental e que vai interferir, diretamente na sua nota. É preciso se preparar. Mas, não do jeito que você está pensando. Hoje é dia de descontrair, descansar, praticar seus hobbies, esquecer da vida e deixar corpo e mente totalmente sossegados.

Nos últimos meses, você aprendeu sobre diversas matérias, fez muitos cálculos, assistiu a filmes, estudou geografia, português, línguas estrangeiras e afins. E, como a prova do ENEM exige muito do físico e da mente dos participantes, agora é hora de se dar um descanso. Não adianta mais correr atrás de coisas que você não aprendeu. Vale mais a pena você deixar de se esforçar agora e acertar as questões que você já tem conhecimento do que se esforçar para aprender em um dia aquilo que não sabe e se prejudicar para o teste.

A véspera é um dia para relaxar. Portanto, saia com seus amigos ou fique com a família. Pratique seus hobbies, sejam eles quais forem. Pratique esportes, jogue videogame, saia para jantar ou almoçar, veja filmes, séries, vá ao cinema. Enfim, faça o que goste para esquecer do mundo à sua volta. Claro que com moderação, não vá se cansar.

Sugestões do que fazer na véspera do ENEM:

– Descanse corpo e mente
– Tome bastante água
– Faça refeições leves
– Tenha uma boa noite de sono (pelo menos 8 horas)
– Faça exercícios de alongamento e relaxamento para o corpo
– Deixe o material que vai levar para a prova separado
– Coloque o despertador em um horário com folga para dar tempo de fazer tudo.

O que é NECESSÁRIO LEVAR NO ENEM

– Documento de identificação (escolha apenas um): carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte, Identidade de estrangeiro (RNE), Identidades profissionais válidas (carteira da OAB, por exemplo), Certificado de Dispensa de Incorporação ou Certificado de Reservista. NÃO SÃO ACEITOS certidão de casamento, certidão de nascimento e título de eleitor. Em caso de perda ou roubo dos documentos, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há no máximo 90 dias.

– Caneta esferográfica preta, de corpo transparente.

– Água.

– Lanche (biscoito, chocolate, barra de cereais, frutas – leve alimentos leves)

O que é PROIBIDO LEVAR NO ENEM

– Lápis, borracha, apontador, lapiseira e grafite.
– Livros, manuais, impressos ou anotações.
– Nenhum tipo de eletrônico como calculadoras, telefones celulares, gravador, mp3 ou similares, etc.
– Qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
– Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas).