Entre os dias 01º e 03 de novembro, São Luís (MA) se transformou na capital brasileira do Surdodesporto. Isso porque a cidade sediou a 23ª edição da Copa Brasil de Futsal de Surdos 2024.
Realizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), a Copa Brasil é um dos maiores eventos do calendário do surdodesporto nacional. Nesta edição, o torneio reuniu cerca de 600 surdoatletas e membros de comissão técnica, de 28 equipes, sendo 22 no masculino e 06 no feminino.
As equipes femininas: 1º – ASSJP/PR, 2º – ASBAC/SC e 3º – ASG/GO (Fotos: Lidiana Matos | CBDS)
No feminino, a equipe da Associação dos Surdos de São José dos Pinhais (ASSJP/PR) foi a grande campeã, seguida pela equipe da Associação de Surdos de Balneário Camboriú (ASBAC/SC), em 2º lugar, e pela equipe da Associação dos Surdos de Goiânia (ASG/GO), que ficou em 3º lugar.
Já no masculino, a grande campeã foi a equipe da Associação dos Surdos de Uberlândia (ASUL/MG). O 2º lugar ficou com a equipe da Associação Educacional e Desportiva dos Surdos de Formosa (AEDSF/GO), enquanto a equipe da Associação de Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ/RJ), ficou em 3º lugar.
As equipes masculinas: 1º – ASUL/MG, 2º – AEDSF/GO e 3º – ASURJ/RJ (Fotos: Lidiana Matos | CBDS)
A presidente da CBDS, Diana Kyosen, comemorou mais uma edição da Copa Brasil. “Estamos muito felizes por realizar mais uma vez esse evento, que é um dos mais importantes do nosso calendário. Parabenizamos todas as associações que fizeram grandes partidas e jogaram com muita raça. Também agradeço ao Governo Federal, ao Ministério do Esporte e à Secretaria Nacional do Paradesporto pelo apoio ao surdodesporto e ao Governo do Maranhão.”
O presidente da Federação Maranhense Desportiva dos Surdos (FMADS), André Sterfanno, também destacou a importância do campeonato. “Estou muito feliz e emocionado porque a Copa Brasil é um evento de grande tradição no Surdodesporto, e é histórico receber esse evento aqui no Maranhão. Parabéns a todos.
Diana Kyosen com Cynthia Mota e Fábio Araújo (Foto: Lidiana Matos | CBDS)
A Secretária-Executiva Adjunta do Ministério do Esporte, Cynthia Celina Mota, representou o ministro André Fufuca, parabenizou a todos pelo grandioso evento.
“Estou muito emocionada. Nunca tinha participado de um evento desse nível e é um grande prazer para o Ministério do Esporte estar aqui fazendo parte disso e ver vocês representando suas associações. O ministro André Fufuca não pôde estar presente, mas ele pediu para dizer que vocês são os grandes protagonistas desse evento. Parabéns.”
O Secretário Nacional do Paradesporto, Fábio Araújo, que sempre acompanha de perto os eventos do calendário do desporto de surdos do Brasil, também prestigiou a Copa Brasil. “É um evento de grande relevância no calendário surdolímpico no Brasil. Temos uma missão dada pelo ministro André Fufuca, que é desenvolver o paradesporto brasileiro, especialmente em modalidades que não são paralímpicas e têm menor visibilidade. Estamos trabalhando para desenvolver essas modalidades dentro do paradesporto”, declarou.
As partidas foram realizadas nos ginásios Georgiana Pflueger (Castelinho), Costa Rodrigues e Guioberto Alves.
Foto: Lidiana Matos | CBDS
A Copa Brasil foi realizada pela CBDS e teve organização da Federação Maranhense de Desportos dos Surdos (FMADS/MA), além de apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, além do Governo do Estado do Maranhão.
A equipe da CBDS (Foto: Lidiana Matos | CBDS)
Destaques
No feminino, a atleta Vanderleia Barbosa, da ASSJP/PR, foi eleita a melhor jogadora. Ela também recebeu o troféu de artilheira do campeonato, enquanto a atleta Vaneza Wons, da ASSJP/PR, foi eleita a melhor goleira.
No masculino, José Messias dos Santos, da AEDSF/GO, foi eleito o melhor jogador. Já o atleta Johnes Roger Alves, da AEDSF/GO, foi o artilheiro da competição, enquanto Matheus Rocha, da ASUL/MG, foi eleito o melhor goleiro.
Para saber mais, acesse o site da CBDS.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A GALERIA DE FOTOS
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DIANA SAZANO DE SOUZA KYOSEN
imprensa@cbds.org.br