As atenções do mundo seguem voltadas para o Rio de Janeiro nesta terça-feira (19), último dia do G20, que trouxe para o Brasil líderes dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. A sociedade civil também participa, por meio da Cúpula do Civil Society 20 (C20), que neste ano reúne mais de 2.500 participantes representando 1.700 organizações de 91 países. Entre eles (as organizações) estão a Fundação Gol de Letra.
Em meio a concorrida agenda do G20, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, fez uma visita à unidade Fundação Gol de Letra no Rio de Janeiro, no Caju. “Aqui no Rio de Janeiro, fiz uma visita à fundação Gol de Letra, uma das 24 mil entidades espalhadas em todo o Brasil que vêm fazendo a diferença na vida das pessoas. Crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis têm acesso a mais oportunidades através dos estudos e da prática esportiva”, escreveu o ministro nas redes sociais.
A Fundação Gol de Letra participou da confecção do texto final das recomendações dos Grupos de Trabalho sobre Educação e Equidade de Gênero. Todos os documentos e recomendações do C20 foram reunidos no Policy Pack — um pacote de recomendações de políticas estratégicas para os países-membros do G20.
“Ao promover acesso à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer e à formação para o mundo do trabalho, a Gol de Letra também se torna parte desse Sistema de Garantia de Direitos. Sendo assim, assume o compromisso de atuar de maneira integrada com as redes de proteção locais, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Ou seja, atuamos na perspectiva da dupla proteção: educação e assistência social”, afirma Felipe Pitaro, gerente da unidade da Gol de Letra no Rio de Janeiro.
Mural – Durante a visita às instalações da Gol de Letra no Rio de Janeiro, o Ministro Wellington Dias não escondeu a emoção ao se deparar com uma ilustração que representa a icônica comemoração de Sócrates após marcar um gol. “Me emocionei ao ver desenhado na parede o irmão de Raí, Sócrates, que tive a alegria de conhecer pessoalmente. O Magrão foi um craque em campo e era dono de um coração gigante, com uma enorme sensibilidade social. Uma grande inspiração até hoje”, registrou em seu perfil no Instagram.
Comemoração - Criada em 10 de dezembro de 1998, pelos ex-jogadores Raí e Leonardo, a Fundação Gol de Letra comemora 25 anos em 2024. Para celebrar meio século de atuação junto a crianças, adolescentes e jovens, aliando práticas educacionais, esportivas e de assistência social para beneficiar os atendidos e suas famílias, prepara um jantar com objetivo de arrecadar fundos para avançar com seus projetos. O evento será no dia 10 de dezembro, no Hotel Rosewood São Paulo, instalado em um prédio histórico dentro da Cidade Matarazzo.
A exibição do filme “XXI-Esporte das Soluções” também integra a programação de festividades. O evento será dia 9 de dezembro, a partir das 19h, na CineSala, também na capital paulista. A produção francesa acompanhou o trabalho de cinco organizações sociais ao redor do mundo, entre elas a Gol de Letra.
História - A Fundação Gol de Letra tem atuação direta na Vila Albertina, em São Paulo, e no Caju, no Rio de Janeiro, por meio de ações e programas socioeducativos. Para expandir fronteiras, investe na sistematização de sua metodologia, reconhecida pela UNESCO desde 2001. Ao compartilhar sua tecnologia social com profissionais e organizações de outras localidades, a Fundação impulsiona o impacto positivo em comunidades fora do eixo Rio-São Paulo.
A Gol de Letra conta, ainda, com representação na França, por meio da Associação Gol de Letra França, criada em 2002 por iniciativa de voluntários. A Associação promove eventos, articula ações, parcerias e mobiliza recursos de empresas no exterior para que sejam revertidos aos projetos executados no Brasil. Também promove, há 20 anos, intercâmbio, no qual jovens passam um período de vivência e aprendizado na Europa.
Em 2024, um grupo de sete jovens de São Paulo e do Rio de Janeiro participou do intercâmbio promovido anualmente pela Gol de Letra em parceria com a ONG Sport Dans La Ville. Durante 23 dias do mês de julho, os brasileiros se uniram a mais de 500 jovens de 36 países no evento Festival 24, cujo objetivo foi proporcionar trocas em torno das chaves para igualdade e excelência incutidas pelos Jogos Olímpicos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
redacao@zdl.com.br