O sábado foi de muito sol e reencontros marcaram a entrega dos kits da Brasil Ride, considerado o Marco Zero da Ultramaratona. Durante toda a tarde, os participantes estiveram na Arena Brasil Ride e o clima era amistoso. O dia de hoje também é marcado pelo Sunset Guarini Club, um encontro para participantes que finalizaram a Brasil Ride por mais de três vezes e convidados.
Um desses participantes é o ciclista Guilherme Turano, de 48 anos, que há 10 anos participa da Brasil Ride Bahia e estreia sua participação como trio corporativo na Bahia, em parceria com os amigos Denis, sua dupla das outras edições, e o amigo Nando.
“Encontramos pessoas que a gente ajuda, pessoas que nos ajudam. Porque a Brasil Ride, como o próprio Mário fala e é o slogan, é muito mais que uma corrida. Hoje, por volta das 15h, é tipo um horário marcado para todo mundo se ver, se encontrar. A expectativa desse ano é uma corrida muito quente, com grande possibilidade de chuva, o que apimenta um pouco a Brasil Ride. Também temos as surpresas que encontramos todos os anos, a Etapa Rainha e as Sete Voltas, que terá a batalha ainda. Esse ano vai ser muito interessante, principalmente, pelo número de competidores. Sold Out Total, com todas as inscrições esgotadas. Mas a expectativa é sempre se divertir. Usar o lifestyle em primeiro lugar e ser feliz. A Brasil Ride foi minha inserção realmente no ciclismo. Fui picado pelo pernilongo da Brasil Ride. Deixo de fazer qualquer corrida no ano, menos a Brasil Ride”, revelou.
Pan Americana – Campeã Pan-Americana, a mineira de Itaúnas, Karen Olímpio, de 27 anos, após 5 anos sem participar da Brasil Ride, voltou com muita gana de vencer e subir ao pódio da competição. Em sua terceira participação, a ciclista participou da Dupla Feminina. Já esse ano, Karen segue junto com a Elite Feminina.
“Eu tive um grande ano na minha carreira esportiva em 2024. Disputei o ciclo olímpico, e com o bom ritmo, obtive ótimos resultados e consegui conquistar meu segundo título de campeã Pan-Americana. Depois de cinco anos, volto com muito mais bagagem e com esse desafio solo. É um grande desafio, venho trabalhando o mental para esses 7 dias. Acredito que vai ser bem desafiante, mas estou bem preparada. O dia da entrega de kit é o dia do frio na barriga, de cair a ficha, pois essa noite a gente vai descansar e se preparar, organizar tudo para o acampamento”, ressaltou Karen, que afirmou que a expectativa é entregar o seu melhor e brigar muito pela camisa de líder.
O conforto e a segurança durante o trajeto são algumas das preocupações da Brasil Ride. Por isso, em todas as etapas temos May-Days, que acompanham os últimos ciclistas, fechando o pelotão. Essa função será desempenhada pela primeira vez na prova pelo mineiro Wilson Nunes Machado Júnior, de 47 anos, que está impressionado com o evento, que reúne ciclistas de 24 países e tem representantes de todos os estados do Brasil. “É a primeira que participo e a responsabilidade vai ser grande. Será uma ótima experiência que eu nunca mais vou esquecer. A gente sente aqui a vibe da galera, uma vibe de alegria e diversão. É um prazer imenso participar”, declarou.
Pela segunda vez na Ultramaratona, disputando a categoria Nelore, o ator Rodrigo Hilbert – ao lado do amigo Rodrigo Barreto – falou das expectativas após 3 anos de sua primeira participação. O atleta revelou que sempre quis voltar, mas por conta de trabalho e questões pessoais não conseguiu se preparar e ter tempo para se organizar e fazer parte dessa etapa da vida.
“E dessa experiência incrível que é a Brasil Ride. A gente fica numa tensão, assim, até a largada. Depois entendemos que todo mundo está no mesmo balaio, sofrendo, pedalando forte, e querendo chegar, isso se torna uma grande parceria geral. Isso é uma das coisas mais bonitas da Brasil Ride e que me emocionou muito. Cruzar a linha de chegada no último dia é o momento mais tocante. A emoção fica à flor da pele”, salientou o ator, falando que as etapas são duras e que o cuidado tem de ser constante. “O trabalho mental tem de ser muito bom para enfrentar os desafios de Guaratinga, o Cariri, a subida das Sete Voltas que é surreal, e outros trechos bem difíceis”, finalizou.
Etapa 1 – De acordo com o diretor de provas da Brasil Ride, Rafael Campos, a Etapa 1, que acontece domingo, dia 20 de outubro, terá largada às 8h, com 3 baterias de largada com intervalos de 15 minutos, conforme a categorias, iniciando com solos masculino e feminino, duplas Guarini e os atletas Sub-23 solo. Na segunda bateria largam as Duplas Master e as Duplas Open, e a terceira e última bateria os Trios Corporativos, Grand Master, Super Grand Master, Duplas Mistas, Duplas Iron Rider e Nelore.
“Teremos portões diferentes e identificados. A etapa terá 59 km de distância e 740 m de altimetria acumulada. Há também 3 três pontos de hidratação no caminho (km 15, km 29 e km 47,6). A previsão é de um dia mais ameno, por isso os atletas podem usar dessa estratégia para melhorar seu desempenho”, observou.
Bradesco apresenta a Brasil Ride Bahia 2024. Patrocínios de Bradesco, Vibra Energia, Mitsubishi Motors, Kona Bicycles e Unidas – Aluguel de carros, Sram, Fox, Garmin, Magura, Comerc Energia, Gasolina Podium, Shokz, Zipp, Vitória Pneus, Rock Shox, Alquimia da Saúde e Coca-Cola. Apoio institucional Parque Nacional do Pau Brasil / ICMBio. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A organização é do Instituto Brasil Ride.
Transmissão ao Vivo – As transmissões ao vivo têm início 30 minutos antes da largada e vai até a chegada das primeiras mulheres, a partir do dia 20 de outubro, no Canal da Brasil Ride no YouTube (www.youtube.com/@BrasilRideBR)
Para saber tudo o que rola na prova, siga também os outros canais:
SITE: brasilride.com.br
INSTAGRAM: instagram.com/brasilride
FACEBOOK: facebook.com/BRASILRIDE
Filtros Brasil Ride Bahia 2024:
https://www.instagram.com/ar/908645464475994
Filtro Mitsubishi:
https://www.instagram.com/ar/546006984471037
Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.
As 7 etapas da ultramaratona:
1ª etapa, dia 20/10 – 59 km e 730 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
2ª etapa, dia 21/10 – 126,2 km e 2.190 m de altimetria de Arraial a Guaratinga
3ª etapa, dia 22/10 – 77,8 km e 2.450 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 23/10 – 101,2 km e 2.670 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 24/10 – 137,4 km e 2.155 m de altimetria de Guaratinga a Eunápolis
6ª etapa, dia 25/10 – 19,7 km e 264 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
7ª etapa, dia 26/10 – 47 km e 519 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
CURIOSIDADES BBRASIL RIDE
O que o Race Kit Brasil Ride tem?
Jersey Exclusiva Brasil Ride Bahia 2024
Mala de viagem Exclusiva Brasil Ride Bahia 2024
Boné Exclusivo Atletas Brasil Ride Bahia 2024
T-Shirt Exclusiva Atletas Brasil Ride Bahia 2024
Quais as categorias da Brasil Ride?
SOLO ELITE MASCULINO (filiação na UCI e/ou CBC)
SOLO ELITE FEMININO (filiação na UCI e/ou CBC)
DUPLA OPEN (masculino)
DUPLA FEMININA (feminino)
DUPLA MISTA (1 integrante masculino e outro feminino)
DUPLA MASTER (acima de 40 anos)
DUPLA GRANDMASTER (acima de 50 anos)
DUPLA SUPER GRANDMASTER (acima de 60 anos)
DUPLA GUARINI (membros do GUARINI CLUB)
DUPLA NELORE: (ambos com peso mínimo de 90 Kg)
DUPLA IRON RIDER (participação em triathlon de longa e/ou média distâncias)
TRIO CORPORATIVO (acima de 35 anos com soma das idades dos três integrantes igual ou superior a 115 anos)
Outras fotos: https://we.tl/t-ntXHDf1VKO
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YGOR GABRIEL RESENDE DA SILVA
ygor.gresende@gmail.com