Confira 5 dicas preciosas que podem ser úteis em todos os vestibulares do Brasil. Se você seguir estes métodos, sua chance de ganhar a vaga será bem maior!

O vestibular é um dos momentos mais importantes e que mais se coloca pressão em cima de um aluno. Isso é injusto, ainda mais por se pensar que, na maioria das vezes, ele (a) está saindo da adolescência e indo para a fase adulta. Não é nada saudável. Ainda mais por se pensar que o vestibular é apenas mais uma prova e que ele não representa quem aquela pessoa será, mas sim o local em que ela estudará. E, se não der pra passar, depois de alguns meses terão outras provas e vida que segue.

Por isso, para te deixar mais tranquilo e preparado pelo que vem pela frente, elaboramos 5 dicas preciosas que vão te ajudar, independente de quela seja o vestibular que você pensa em prestar. Confira;

Treine com provas anteriores daquele vestibular

O melhor método para se estudar para um vestibular é simulando provas de anos anteriores. É isso que cursinhos fazem e o que você deve fazer por conta própria também. É bom não só para que você saiba quais disciplinas são mais cobradas, mas também para que entenda o teor e o ritmo da prova. Além disso, o controle do tempo também estará em pauta. Lembre-se de cronometrar quantas horas você leva para finalizar o exame. Para consultar provas antigas do ENEM, clique aqui.

Alimente-se com comidas leves na véspera e no dia da prova

Nada de feijoada no dia da prova, nem rodízio japonês na noite anterior, hein? Você deve ingerir alimentos leves, como frutas, verduras, legumes, pães, barrinhas de cereal e afins. Comidas pesadas deixarão seu raciocínio comprometido, você terá preguiça para achar respostas de questões complexas e isso vai diminuir suas chances de ir bem. E, ah, hidrate-se com bastante água!

Organize as suas revisões, se possível monte um cronograma

A organização é um requisito fundamental para ir bem no vestibular. Você deve revisar os conteúdos abordados em sala de aula dia a dia para que compreenda o máximo possível de cada tema. Se possível, resolva questões no fim do dia de estudo!

Descanse e se divirta, não só perto da prova

Nem só de estudo frenético vive um estudante pré-vestibular. Muito pelo contrário! Quando você se diverte, sai com os amigos e descansa, seu cérebro fica muito mais rápido e desenvolto no dia seguinte. É comprovado! Você vai ter a leveza e a sabedoria para ir muito bem nos seus estudos e no dia da prova se conseguir conciliar as duas coisas.

Além de estudar no seu cantinho, também é bom debater matérias com amigos

estudando com amigos

Debater temas difíceis e ajudar os outros colegas a aprender é um ótimo método para que você entenda ainda mais aquela disciplina. Ajudando e sendo ajudado. Com certeza, é importante ter seu cantinho silencioso para estudar todos os dias, mas a troca de conhecimento com outros alunos vai te fortalecer muito.