Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press
Neymar, o eterno camisa 11 do Peixe, está de volta para suas raízes: a baixada santista. Após alcançar grande sucesso na Europa e conquistar uma legião de fãs, o menino da Vila quer voltar a brilhar com a amarelinha. Para isso, escolheu o Santos como destino.
O sentimento de nostalgia é inevitável. Neymar fez golaços contra Flamengo, São Paulo, entre outros clubes. Relembre atuações épicas do craque em solo brasileiro:
Cruzeiro x Santos – Reverência ao craque
Na 34ª rodada do Brasileirão 2012, Neymar ‘destruiu’ o Cruzeiro, em pleno estádio Independência, e saiu aplaudido pela torcida adversária. Um fato raríssimo no futebol, algo que já aconteceu com estrelas como Messi e Ronaldinho Gaúcho.
Foto: Pedro Vilela/Futura Press
O show de Neymar começou aos 11 minutos do primeiro tempo, ele abriu o placar após assistência de Arouca. Aos 35, o camisa 11 aproveitou bobeira da defesa cruzeirense e finalizou com categoria para tirar do goleiro Fábio. 2 a 0.
O ídolo santista estava sorrindo à toa. No início da segunda etapa, dessa vez o menino Ney serviu Felipe Anderson, que fez o terceiro do Peixe. Para fechar a goleada, Miralles passou fácil pela defesa adversária e deixou Neymar na boa para marcar o quarto.
Diante da atuação excepcional, a torcida do Cruzeiro, ao invés de vaiar o time, preferiu reverenciar o talento de Neymar.
Santos x Flamengo – O gol que valeu Puskas
Ele estava impossível nesse dia. O primeiro ato de Neymar contra o Flamengo, em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão 2011, foi uma assistência para o segundo gol de Borges.
Quando a partida já estava 2 a 0 para o Santos, Neymar fez uma jogada espetacular, deixou Ronaldo Angelim falando sozinho e estufou as redes. Ninguém conseguiu pegar o garoto. Esse gol rodou o mundo inteiro e venceu o prêmio Puskas.
O camisa 11 ainda fez outro bonito gol para o Santos, o que poderia ter sido o da vitória. Já na segunda etapa, Neymar passou como quis por David Braz e mandou de cobertura para o gol. Outro golaço de Neymar na Vila. Dois gols e uma assistência na conta dele em uma atuação incrível.
Apesar do recital de Neymar, o Santos saiu derrotado na partida. O camisa 10 Ronaldinho brilhou e comandou a vitória do Flamengo: 5×4.
Santos x Guarani – Máquina de fazer gols
Um, dois, três, quatro, cinco gols de Neymar em uma só partida. Nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2010, os meninos da Vila enfrentaram o Guarani, que foi massacrado.
Em uma vitória por 8 a 1, Neymar fez a alegria do torcedor santista. Sempre muito marcado, o jogador provocou a expulsão de um jogador do Bugre, o que abriu caminho para a goleada impiedosa. Bem acompanhado no ataque, o menino Ney aproveitou as oportunidades e viveu uma noite de goleador.
Naquele ano, o Santos se sagrou campeão da Copa do Brasil, com Neymar sendo o artilheiro do torneio. Foram 11 bolas na rede
São Paulo x Santos – O dono do clássico
Carrasco do São Paulo, Neymar foi o protagonista da semifinal do Paulistão de 2012. O Santos venceu o Tricolor por 3 a 1, em pleno Morumbi, com três gols de Neymar. A defesa são-paulina não foi párea para a velocidade e explosão do atacante.
A partida marcou um duelo particular entre Neymar e Lucas, os dois destaques de cada time e que vão se enfrentar novamente em 2025.
Campeão da Libertadores em 2011, Neymar levou a melhor no confronto e foi campeão paulista em cima do Guarani.
Foto: Reuters
Neymar tem nove gols marcados no San-São, sendo lembrado como um dos maiores artilheiros do clássico no século XXI.